Manifestação

Estudantes protestam contra Maduro em várias cidades da Venezuela

Segundo as autoridades, os distúrbios deixaram um ferido sem gravidade por uma pedra na cabeça

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 12/02/2015 às 20:35
Foto: George CASTELLANO / AFP
Segundo as autoridades, os distúrbios deixaram um ferido sem gravidade por uma pedra na cabeça - FOTO: Foto: George CASTELLANO / AFP
Leitura:

Estudantes opositores se manifestaram nesta quinta-feira em Caracas e outras cidades da Venezuela sem que fossem reportados incidentes graves, um ano depois do início dos sangrentos protestos na capital contra o governo de Nicolás Maduro.

Em San Cristóbal (Táchira, oeste), berço dos protestos que entre fevereiro e junho de 2014 foram registrados 43 mortos e centenas de feridos, uma manifestação de estudantes que se dirigia à sede da Defensoria do Povo terminou em confrontos com as forças de segurança, eu usaram gases lacrimogênios para dispersá-los.

Segundo as autoridades, os distúrbios deixaram um ferido sem gravidade por uma pedra na cabeça. A imprensa local noticia, contudo, outros feridos sem gravidade e vários detidos.

No centro de Caracas, cerca de 200 estudantes opositores tentaram marchar desde a praça Las Tres Gracias até a igreja San Pedro, ambos pontos adjacentes à Universidade Central da Venezuela, mas forças anti-protestos impediram que chegassem ao destino desejado, por isso se concentraram no campus.

Outras centenas de estudantes se mobilizaram com lemas contra Maduro pelo leste da cidade durante a tarde, debaixo de chuva e levando imagens das vítimas dos protestos do ano passado.

O governo ordenou fechar cinco estações do metrô, que coincidem com as rotas percorridas nas manifestações antigovernamentais.

Centenas de simpatizantes do governo também marcharam pelo centro de Caracas para comemorar o dia da juventude.

Se esperava para o encerramento da atividade oficial um discurso do presidente Maduro, que foi suspenso como consequência da chuva.

A raiz dos protestos de 2014 contra a insegurança, o enfraquecimento da economia (a inflação chegou em 2014 a 64%) e a escassez de produtos básicos, foi a prisão do líder do partido Vontade Popular Leopoldo López.

No próximo 18 de fevereiro completa um ano desde que López, acusado de incentivar a violência nos protestos, se entregou à justiça em uma grande manifestação. Seu julgamento segue em processo.

Daniel Caballos, que era prefeito de San Cristóbal (oeste), berço dos protestos, e que foi detido e destituído de seu cargo acusado de rebelião e conspiração, também continua sob processo judicial.

Aqueles confrontos deixaram centenas de feridos, a maioria com lesões leves, como golpes, feridas ou intoxicações por gases, e 1.500 pessoas submetidas a processos judiciais ou medidas cautelosas.

Segundo a Defensoria do Povo, apenas 51 pessoas continuavam detidas até meados de janeiro.


Últimas notícias