Espaço

Cargueiro espacial europeu ATV regressará mais cdo por problema técnico

O cargueiro sem tripulação é do tamanho de um ônibus de dois andares londrino

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 13/02/2015 às 15:15
Foto: Handout / Nasa / AFP
O cargueiro sem tripulação é do tamanho de um ônibus de dois andares londrino - FOTO: Foto: Handout / Nasa / AFP
Leitura:

O quinto cargueiro automático europeu, ATV Georges Lemaître, se separará da Estação Espacial Internacional (ISS) neste sábado e reingressará na atmosfera no domingo, antes do previsto, informou a Agência Espacial Europeia (ESA).

Há alguns dias, foi detectada uma falha em um dos circuitos de alimentação elétrica, explicou Dominique Siruguet, encarregado da missão do Veículo Automatizado de Transferência (ATV).

"Não é um problema 'crítico', e sim um pequeno defeito. O ATV, que tem quatro painéis solares, é capaz de funcionar normalmente com apenas três canais de potência", declarou, referindo-se aos circuitos elétricos do cargueiro.

O cargueiro sem tripulação e do tamanho de um ônibus de dois andares londrino foi lançado ao espaço em 30 de julho por um foguete Ariane a partir da Guiana Francesa.

Depois de acoplar-se com êxito em 12 de agosto à ISS, o ATV descarregou quase  6,6 toneladas de material, incluindo 850 litros de água potável, o maior volume transportado até agora ao espaço, e três toneladas de combustível.

O transportador Georges Lemaître, assim batizado pelo físico belga pai da teoria do Big Bang, será carregado com resíduos não perigosos produzidos a bordo da estação.

Depois de se desprender da ISS, será enviado para a atmosfera terrestre na qual todo o material e o próprio cargueiro se desintegrarão.

Últimas notícias