conflito

Boko Haram invade cidade no nordeste da Nigéria

Testemunhas dizem que os islamitas entraram na cidade por volta das 9h locais e avançaram sem a intervenção das forças de segurança

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 14/02/2015 às 10:25
Leitura:

Centenas de combatentes do grupo islamita Boko Haram invadiram neste sábado a capital do estado de Gombe, nordeste da Nigéria, e pediram um boicote às eleições do fim de março, denunciaram moradores.

"Os combatentes do Boko Haram estão na pracinha de Jeka da Fari, no centro da cidade, atirando indiscriminadamente e espalhando folhetos pedindo às pessoas que não participem das eleições", contou Ali Dahiru, morador da cidade.

Outra testemunha disse que os islamitas entraram na cidade por volta das 9h locais e avançaram sem a intervenção das forças de segurança. Um avião militar sobrevoou a localidade, mas não fez nada, denunciaram moradores.

"Recebi ligações de amigos de Kwadam, localizada a 5km, dizendo que eu deveria abandonar a cidade, porque o Boko Haram estava a caminho", contou Kabiru Na-Gwandu, que mora perto do quartel militar de Gombe. 

"Saí de casa com minha família antes de eles chegarem à cidade, e fico feliz por tê-lo feito, porque, segundo me contaram, eles tomaram as instalações militares", acrescentou. 

Gombe já havia sido alvo de ataques suicidas e atentados a bomba atribuídos ao Boko Haram, que, há seis anos, ganha terreno no nordeste da Nigéria. 

Últimas notícias