protesto

Irã: deputados mascarados contra a poluição

Em 2011, a OMS classificou Ahvaz como a aglomeração urbana mais poluída do mundo e Kermanshah também ficou no Top 10

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 15/02/2015 às 15:22
AMIR POURMAND / ISNA / AFP
Em 2011, a OMS classificou Ahvaz como a aglomeração urbana mais poluída do mundo e Kermanshah também ficou no Top 10 - FOTO: AMIR POURMAND / ISNA / AFP
Leitura:

Quinze deputados iranianos cobriram a boca com máscaras cirúrgicas no Parlamento, neste domingo, para protestar contra a má qualidade do ar em suas regiões, muito poluídas e devastadas por tempestades de areia.

Trata-se de representantes das províncias de Khouzestan, Ilam e de Kermanshah, onde sopram tempestades de areia há duas semanas - segundo a agência de notícias oficial Irna.

Na província do Khouzestan, cuja capital Ahvaz é a cidade mais poluída do mundo segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as escolas foram fechadas por três dias e os serviços administrativos durante um dia. 

Segundo a imprensa, inúmeros moradores da província foram hospitalizados por insuficiência respiratória.

As tempestades de areia, que atingem o oeste do Irã desde o final do inverno, são especialmente provocadas pelo ressecamento nos últimos anos de zonas úmidas na Arábia Saudita, Jordânia e Síria, explicou o vice-presidente encarregado do Meio Ambiente, Massoumeh Ebtekar, citado pelo jornal Khorassan.

Mas em comunicado, um dos responsáveis pelo departamento do Meio Ambiente também evocou episódios de secura cada vez mais frequentes no Irã, além da má gestão dos recursos.

"Um exemplo notável de má gestão é o ressecamento da zona úmida de Hour al-Azim (no Khouzestan) em função da descoberta de petróleo e sua extração", avaliou, citado pelo jornal iraniano Financial Tribune.

Em 2011, a OMS classificou Ahvaz como a aglomeração urbana mais poluída do mundo e Kermanshah também ficou no Top 10.

A capital Teerã e seus 12 milhões de habitantes também não é poupada da poluição, especialmente graças ao tráfego de automóveis. Neste domingo, as autoridades encorajaram as pessoas de idade e as crianças a não sair de casa.

Últimas notícias