França

França considera jihadismo na Líbia uma ameaça direta para a Europa

Manuel Valls, primeiro-ministro francês, afirmou que o terrorismo jihadista se instalou nas sociedades ociedentais

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 21/02/2015 às 9:43
Foto: Philippe Grangeaud / Solfé Communications
Manuel Valls, primeiro-ministro francês, afirmou que o terrorismo jihadista se instalou nas sociedades ociedentais - FOTO: Foto: Philippe Grangeaud / Solfé Communications
Leitura:

A implantação de um novo foco de "jihadismo terrorista" na Líbia ameaça diretamente a segurança na Europa, afirmou o primeiro-ministro francês, Manuel Valls, durante um encontro de líderes social-democratas europeus em Madri, centrado na política externa e econômica.

"Gostaria de citar a questão da Líbia e da ameaça direta que representa para nossa segurança a criação, diante de nossos olhos e perto de nossas fronteiras, de um novo foco para o jihadismo terrorista", disse Valls, segundo o discurso distribuído pelo governo francês.

O primeiro-ministro francês, que viu seu país abalado em janeiro por uma série de ataques islamitas que deixaram 17 mortos, considerou que os europeus devem fazer um "esforço de defesa" diante de um novo desafio, que chamou de "islamo-fascismo".

"Temos que nos preparar e ter a lucidez de explicar a nossas opiniões públicas: o terrorismo jihadista se instalou em nossas sociedades ocidentais", disse.

Quase 40 líderes social-democratas europeus se estão reunidos em Madri para estabelecer posições sobre emprego ou terrorismo.

Para o anfitrião, o secretário-geral do Partido Socialista espanhol, Pedro Sánchez, "os europeus precisam permanecer unidos, diante desta grande ameaça (jihadista) que deseja desafiar nosso modo de vida".

Duas pessoas morreram no fim de semana passado em ataques em Copenhague (Dinamarca).

 

Últimas notícias