Incêndio

Fogo devasta floresta nativa na cordilheira argentina

Os focos permanecem incontroláveis há uma semana e se expandem a cerca de 1.600 metros de altura

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 23/02/2015 às 23:05
Foto: PABLO WEGRZYN / NA / AFP
Os focos permanecem incontroláveis há uma semana e se expandem a cerca de 1.600 metros de altura - FOTO: Foto: PABLO WEGRZYN / NA / AFP
Leitura:

Pelo menos 13.000 hectares de florestas nativas e centenas de animais foram devastados pelo fogo que se alastrou na cordilheira andina da província argentina de Chubut (sul) - informou nesta segunda-feira uma fonte de um serviço de emergência. 

Os diversos focos de fogo, que permanecem incontroláveis há uma semana e se expandem a cerca de 1.600 metros de altura numa zona escarpada, já forçaram a saída preventiva de 20 famílias.

"Pelo menos 13.000 hectares de bosques nativos foram devastados pelo fogo", disse à imprensa local Matías Osterc, coordenador de operações do Serviço Nacional de Operações de Fogo. 

A luta contra as chamas conta com 130 brigadistas, oito aviões hidrantes, três autobombas florestais e inúmeras viaturas. 

Martín Buzzi, governador de Chubut, destacou que "o trabalho é muito difícil porque as condições atmosféricas são muito desfavoráveis, com ventos cambiantes e, além disso, a fumaça não permite o voo dos aviões". 

As autoridades estimam que a causa do fogo seja um raio, já que se originou a  1.600 metros de altura numa zona de difícil acesso.

"Centenas de animais já morreram, milhares de hectares de flora nativa foram devastados, muitas casas queimaram por completo. Duas máquinas que trabalhavam foram devoradas pelas chamas", disse o bombeiro Pablo Wegrzyn.

A zona do incêndio se encontra a cerca de 25 km de distância do Parque Nacional Los Alerces, uma grande área protegida, considerada uma das mais belas paisagens da Argentina.

No parque andino patagônico são encontrados exemplares de lenga, ciprestes, ñire, coração-de- bugre e coihue, entre outros. A fauna inclui puma, gato montês, raposa-vermelha e cervos, entre outros.

Últimas notícias