História

Tikrit, a cidade natal do rei Saladino, sob controle dos jihadistas

De maioria sunita, Tikrit está situada a 160 quilômetros de Bagdá, capital da província de Saladino, onde nasceu o próprio Saddam Hussein

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 02/03/2015 às 15:38
Foto: AL-FURQAN MEDIA / AFP
De maioria sunita, Tikrit está situada a 160 quilômetros de Bagdá, capital da província de Saladino, onde nasceu o próprio Saddam Hussein - FOTO: Foto: AL-FURQAN MEDIA / AFP
Leitura:

A cidade de Tikrit, onde nasceu o rei Saladino - que conquistou Jerusalém em 1187 - e foi um bastião durante a ditadura de Saddam Hussein, agora está sob controle dos jihadistas do Estado Islâmico (EI).

De maioria sunita, Tikrit está situada a 160 quilômetros de Bagdá, capital da província de Saladino, onde nasceu o próprio Saddam Hussein (1937-2006).

Por várias vezes, as forças governamentais iraquianas tentaram retomar a cidade controlada pelo EI desde 11 de junho de 2014, de onde foram soltos centenas de prisioneiros.

O grupo extremista, sunita como Hussein, tinha se apoderado de Mossul na véspera, localizada mais ao norte. Mossul é a segunda cidade do país e "capital" dos jihadistas no Iraque.

Desde o século IX a.C., existem registros na cidade de Tikrit que remontam ao tempo da escrita cuneiforme.

No ano 615 a.C., o rei caldeu da Babilônia Nabopolosar não conseguiu assumir o controle da pequena cidade. Em 1394, o líder turco-mongol Tamerlan destruiu Tikrit e massacrou os habitantes, utilizando-se de seus crânios para construir uma imensa pirâmide.

No século XX, os britânicos conquistaram Tikrit no início de novembro de 1917, durante ofensiva militar na Mesopotâmia.

Durante o governo de Saddam Hussein, foram construídos vários edifícios e palácios presidenciais, sendo o último e mais importante em 1991, assim como várias bases militares, hospitais, escolas, estradas estatais e uma universidade.

À época, a entrada da cidade estava adornada com um gigantesco arco com a reprodução do Domo da Rocha de Jerusalém, uma imagem de Saddam armado e outra de Saladino, brandindo uma espada.

O ex-ditador iraquiano, derrubado em 2003 após invasão do exército dos EUA, se comparava a Saladino. De origem curda, o rei foi considerado um dos melhores estrategistas militares do islamismo graças às ofensivas que promoveu contra os cruzados.

Últimas notícias