Negociações

Para União Europeia, acordo com o Irã sobre programa nuclear está próximo

O pacto deve garantir o caráter pacífico e civil do programa nuclear iraniano em troca da suspensão das sanções internacionais contra Teerã

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 06/03/2015 às 9:49
Foto: FABRICE COFFRINI / AFP
O pacto deve garantir o caráter pacífico e civil do programa nuclear iraniano em troca da suspensão das sanções internacionais contra Teerã - FOTO: Foto: FABRICE COFFRINI / AFP
Leitura:

Um acordo com o Irã sobre seu programa nuclear está "ao alcance da mão", afirmou nesta sexta-feira em Riga a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini.

"Acredito que um bom acordo está ao alcance da mão, mas não existirá acordo se não for um bom acordo", disse Mogherini aos eurodeputados antes de uma reunião informal dos ministros das Relações Exteriores na Letônia.

"Estamos no último trecho do caminho para alcançar um acordo que precisa de vontade política, mais do que negociações técnicas", completou.

Os diretores políticos das chancelarias do Irã e do grupo 5+1 (Estados Unidos, China, Rússia, França, Grã-Bretanha e Alemanha) e da diplomacia europeia se reuniram na quinta-feira na Suíça para "continuar os esforços diplomáticos em busca de uma solução" ao programa nuclear iraniano, informou a UE em um comunicado.

A reunião, considerada constrctiva e útil pela UE, aconteceu após uma série de encontros bilaterais entre o secretário de Estado americano, John Kerry, e seu colega iraniano Jawad Zarif, nas últimas semanas.

Irã e o grupo 5+1 devem concluir um acordo político até 31 de março e negociar os detalhes técnicos até 1º de julho.

O pacto deve garantir o caráter pacífico e civil do programa nuclear iraniano em troca da suspensão das sanções internacionais contra Teerã. 

Últimas notícias