orçamento

Grécia quer contratar turistas contra sonegação de impostos

A ideia é recrutar pessoas "de todos os meios" sociais, incluindo "estudantes, donas de casa e até turistas", que seriam pagos "por hora"

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 07/03/2015 às 8:18
Leitura:

O governo grego, preocupado em aumentar a arrecadação, planeja formar agentes fiscais amadores, incluindo turistas, para "missões pontuais" contra os sonegadores de impostos.

Uma lista de sete reformas enviada pelo ministro grego das Finanças, Yanis Varoufakis, ao presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, propõe a criação de um "corpo de profissionais" para combater a evasão fiscal com membros substituídos "a cada dois meses, no máximo", que receberão um "rápido treinamento apropriado".

O ministro grego explica as dificuldades para que os funcionários da receita realizem missões contra a sonegação fiscal e defende a utilização de "falsos clientes", equipados com microfones e câmeras ocultas, para constatar as fraudes do IVA.

A ideia é recrutar pessoas "de todos os meios" sociais, incluindo "estudantes, donas de casa e até turistas", que seriam pagos "por hora".

Varoufakis destaca que a simples difusão da existência dos novos fiscais permitirá "modificar o comportamentos" dos sonegadores "com grande rapidez".

Últimas notícias