Conflito

General polêmico assume o comando do exército da Líbia

Khalifa Haftar já havia se autoproclamado comandante do ANL

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 09/03/2015 às 11:47
Foto: AFP
Khalifa Haftar já havia se autoproclamado comandante do ANL - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O polêmico general Khalifa Haftar foi nomeado nesta segunda-feira oficialmente como o comandante-em-chefe do exército líbio e prestou juramento no Parlamento reconhecido pela comunidade internacional.  O juramento aconteceu uma semana depois do presidente do Parlamento ter designado o general de 72 anos para o cargo. 

Haftar já havia se autoproclamado comandante do Exército Nacional Líbio (ANL), uma força paramilitar formada, sobretudo, por oficiais que desertaram do exército do falecido líder Muamar Khadafi, e que combate há vários meses os grupos islamitas do leste da Líbia.  Oficial da reserva e de personalidade controversa, Haftar liderou a operação "Dignidade" contra os grupos islamitas que controlam a cidade de Benghazi. 

As autoridades acusaram Haftar em um primeiro momento de executar um "golpe de Estado", mas depois o apoiaram após a tomada de Trípoli em agosto pela Fajr Libya, uma coalizão de milícias.  O país enfrenta o caos desde a queda de Khadafi em 2011. As autoridades não conseguem controlar as dezenas de milícias formadas por insurgentes. 

O poder está dividido entre dois Parlamentos e dois governo, um ligado às milícias islamitas e outro reconhecido pela comunidade internacional. Após a perda da capital, o Parlamento formado nas eleições de 25 de junho e reconhecido pela comunidade internacional se transferiu para Tobruk (leste), cidade controlada pelas forças de Haftar. 

A Fajr Libya, que controla o Parlamento de Trípoli, é contrária ao general Haftar e descarta qualquer envolvimento deste último em uma futura solução política.

Últimas notícias