Repercussão

Republicanos são os primeiros nos EUA a felicitar Netanyahu

A maioria dos legisladores mais conservadores e hostis ao presidente democrata Barack Obama foram os primeiros a felicitar o líder direitista, que nos últimos tempos fez críticas indiretas ao governo americano

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 18/03/2015 às 14:44
Foto: GALI TIBBON / AFP
A maioria dos legisladores mais conservadores e hostis ao presidente democrata Barack Obama foram os primeiros a felicitar o líder direitista, que nos últimos tempos fez críticas indiretas ao governo americano - FOTO: Foto: GALI TIBBON / AFP
Leitura:

Os republicanos nos Estados Unidos foram os primeiros a felicitar nesta quarta-feira o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu por sua vitória nas eleições legislativas de Israel, duas semanas depois de convidá-lo a fazer um controverso discurso em Washington.

"Felicitações ao primeiro-ministro Netanyahu por sua reeleição. É um verdeiro líder que continuará mantendo Israel forte e seguro", afirmou em sua conta da rede social Twitter Jeb Bush, irmão do ex-presidente George W. Bush (2001-2009) e candidato quase oficial à Casa Branca nas próximas eleições de 2016.

"A mais velha e estável democracia do Oriente Médio outra vez teve uma eleição muito apertada, e precisará formar pacificamente um novo governo", disse o republicano Bob Corker, chefe da comissão de Relações Exteriores do Senado, que ressaltou que "esperamos seguir trabalhando em nossos interesses mútuos".

A maioria dos legisladores mais conservadores e hostis ao presidente democrata Barack Obama foram os primeiros a felicitar o líder direitista, que nos últimos tempos fez críticas indiretas ao governo americano.

"Felicitações a Israel e a Netanyahu pela evidente reeleição de Bibi. Teria sido irônico que Obama tivesse conseguido tirar Bibi, mas não Assad", escreveu o representante republicano do Tea Party Steve King.

Netanyahu alcançou uma vitória inesperada ao conquistar 30 dos 120 assentos do Parlamento, contra 24 da formação de centro-esquerda União Sionista.

Por sua vez, o senador favorito do ultraconservador Tea Party, Ted Cruz, elogiou na terça-feira a vitória de "Bibi" e sustentou que os americanos "estão orgulhosos de estar firmemente ligados aos nossos irmãos israelenses", também criticando a relação tensa entre o governo de Obama e Netanyahu.

"Seu êxito eleitoral é ainda mais impressionante diante das poderosas forças que tentaram miná-lo, incluindo, infelizmente, todo o peso da equipe política de Obama", escreveu Cruz.

Os democratas, por sua vez, mantinham discrição nesta quarta-feira, depois de exibirem nas últimas semanas uma visão crítica sobre a atuação de Netanyahu.

Netanyahu incomodou o governo Obama com declarações estridentes, entre outros temas sobre o processo de paz com os palestinos e as negociações com o Irã sobre o controverso programa nuclear de Teerã.

Últimas notícias