Negligência

Supremo da Tailândia confirma denúncia contra ex-premier

Yingluck Shinawatra foi denunciada por negligência no caso envolvendo o programa de subsídios a cultivo de arroz para auxiliar agricultores pobres

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 19/03/2015 às 8:37
Foto: NICOLAS ASFOURI / AFP
Yingluck Shinawatra foi denunciada por negligência no caso envolvendo o programa de subsídios a cultivo de arroz para auxiliar agricultores pobres - FOTO: Foto: NICOLAS ASFOURI / AFP
Leitura:

O Supremo Tribunal da Tailândia confirmou nesta quinta-feira a denúncia contra a ex-primeira-ministra Yingluck Shinawatra, que pode ser condenada a dez anos de prisão por negligência.

"Aceitamos este caso", anunciou o juiz Veeraphol Tangsuwan, precisando que o processo será aberto em 19 de maio, três dias antes do aniversário do golpe de Estado de 22 de maio de 2014, que derrubou o governo de Yingluck.

Yingluck Shinawatra foi denunciada por negligência no caso envolvendo o programa de subsídios a cultivo de arroz para auxiliar agricultores pobres.

O programa se mostrou inviável economicamente e deixou o país com grandes quantidades de arroz sem mercado.

Yingluck Shinawatra, expulsa do poder um pouco antes do golpe de Estado de maio, teve os direitos políticos cassados por cinco anos em janeiro, por decisão de uma Assembleia nomeada pelos militares.

A Tailândia, dividida entre partidários e detratores do clã Shinawatra, vive em crise política permanente desde o golpe de Estado de 2006 contra Thaksin, que partiu para o exílio para evitar a prisão por suposta corrupção.

Últimas notícias