tensão

Crise entre Rússia e Ucrânia completa um ano e pode se transformar em conflito mundial

Matéria especial do JC mostra a evolução do conflito desde que a Rússia anexou a Crimeia em março do ano passado

MARCOS OLIVEIRA
Cadastrado por
MARCOS OLIVEIRA
Publicado em 21/03/2015 às 18:10
Editoria de artes do JC
Matéria especial do JC mostra a evolução do conflito desde que a Rússia anexou a Crimeia em março do ano passado - FOTO: Editoria de artes do JC
Leitura:

A moeda do país despencou e o preço do barril do petróleo caiu pela metade levando junto a receita com as exportações. Mesmo assim, diante de uma economia fragilizada após diversas sanções empreendidas por líderes ocidentais, o presidente russo, Vladimir Putin, parece continuar atuando como um maestro do caos no leste europeu e com um apetite voraz por um nostálgico império czarista. Na semana que marca um ano da anexação da Crimeia e de uma guerra que já deixou mais de seis mil mortos no leste da Ucrânia, o discurso do antigo agente da KGB (principal organização de serviços secretos da União Soviética), continua desafiador contra nações lideradas pelos Estados Unidos, colocando em cheque a eficácia das medidas adotadas até agora.

Depois de ter reconhecido que a anexação da Crimeia foi planejada bem antes do referendo que “justificou” o ato, Putin aproveitou as comemorações para anunciar outra medida que afronta os interesses dos Estados Unidos e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Uma “aliança e integração” com a Ossétia do Sul, região separatista dentro da Geórgia. A iniciativa, de acordo com especialistas, é vista como uma nova anexação.

A tensão na região cresce também no momento em que a movimentação militar russa no mar Báltico se intensifica, colocando em posição de alerta países como Estônia, Letônia e Lituânia, que mesmo fazendo parte da União Europeia e da Otan, sofrem influência direta da política e da economia russa. É que com a crise, as vendas destes países para a Rússia devem cair US$ 780 milhões este ano. Fora isso, o recente histórico de ações enérgicas por parte de nações ocidentais deixa esses países numa situação mais vulnerável. 

Leia a matéria especial completa no caderno de Internacional deste domingo (20)

Últimas notícias