Ciência

Cientistas encontram na Austrália crateras de impacto de asteroide

As crateras foram descobertas pela equipe científica por meio da perfuração geotérmica feita em três estados da Austrália

Da ABr
Da ABr
Publicado em 23/03/2015 às 8:34

Um grupo de cientistas encontrou no centro da Austrália o que poderá ser a maior área formada pelo impacto de um asteroide que se partiu em dois. A equipe é liderada por Andrew Glikson, da Universidade Nacional Australiana. As duas antigas crateras têm materiais idênticos.

“Parecem duas grandes estruturas, cada uma com cerca de 200 quilômetros”, o que tornaria a área a de maior impacto de um meteorito que atingiu a terra, explicou Andrew Glikson em declarações à cadeia de televisão ABC.

As crateras, que tinham desaparecido com o passar do tempo, foram descobertas pela equipe científica por meio da perfuração geotérmica feita nos estados da Austrália do Sul, de Queensland e dos Territórios do Norte.

“O impacto desse meteorito poderia ter causado o maior evento de extinção em massa, mas não sei quando foi e estamos trabalhando nesse sentido”, acrescentou o pesquisador, destacando que parte do interesse sobre o fenômeno é perceber se ele está relacionado com a extinção dos dinossauros.