Terrorismo

Dois adolescentes britânicos são detidos sob suspeita de terrorismo

Os jovens foram libertados, sob fiança, e deverão se apresentar em audiência

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 05/04/2015 às 19:12
Foto: CARL DE SOUZA / AFP
Os jovens foram libertados, sob fiança, e deverão se apresentar em audiência - FOTO: Foto: CARL DE SOUZA / AFP
Leitura:

Dois adolescentes britânicos -um garoto de 14 anos e uma jovem de 16- foram detidos "sob suspeita de preparar atos de terrorismo", informou a polícia neste domingo (5).

O rapaz foi preso na última quinta-feira (2) depois de a polícia analisar uma série de aparelhos eletrônicos e fazer buscas em uma casa em Blackburn, Lancashire (norte).

A jovem, por sua vez, foi detida numa casa de Longsight, Manchester, na sexta-feira (3), como parte da mesma investigação.

Os nomes não foram divulgados e a polícia não deu informações sobre a natureza do plano no qual os jovens estariam envolvidos. A investigação envolveu agentes de uma unidade contraterrorista e da polícia local.

O crime, introduzido pela lei de combate ao terrorismo de 2006, prevê até mesmo prisão perpétua para adultos.

Os jovens foram libertados, sob fiança, e terão que se apresentar em audiência no dia 28 de maio.

ROCHDALE

Segundo a polícia, as prisões não estão relacionadas ao caso dos nove britânicos de Rochdale detidos pelas forças de segurança turcas na última quarta-feira (1º), na fronteira com a Síria, numa aparente tentativa de entrar no país onde atua a facção radical Estado Islâmico.

Na sexta (3), cinco homens e uma mulher com idades entre 23 e 28 anos foram presos no porto de Dover (ponto mais próximo à França) sob suspeita de envolvimento em delitos relacionados a terrorismo.

No último ano, o Reino Unido elevou o alerta contra terrorismo para "grave", segundo nível mais alto da escala, e destacou a ameaça representada por britânicos radicalizados que retornam de combates na Síria e no Iraque.

O alerta "grave" na escala de cinco graus não era usado para terrorismo internacional desde julho de 2011.

Os serviços de segurança estimam que, desde o início do conflito, cerca de 600 britânicos viajaram para a Síria e o Iraque para lutar junto aos radicais e que cerca de metade deles já teria retornado.

Últimas notícias