REUNIÃO

Líderes africanos vão se reunir dia 8 para discutir ação contra o Boko Haram

Objetivo é formular uma estratégia comum de luta contra a organização islamita

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 05/04/2015 às 13:45
Leitura:

Os líderes do oeste e centro da África vão se reunir na quarta-feira em Malabo para adotar uma "estratégia comum de luta" contra o grupo islamita nigeriano Boko Haram, anunciou neste domingo a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao).

"Diante dos ataques cada vez mais numerosos e sangrentos dos fundamentalistas contra a Nigéria, Níger, Camarões e Chade, com as suas graves consequências para estes países e o risco real de desestabilização do oeste e centro da África, as duas comunidades econômicas regionais decidiram enfrentar" esta ameaça, diz um comunicado.

O texto acrescenta que os chefes de Estado da Cedeao e da Comunidade Econômica dos Estados da África Central (Ceeac) se reunirão em 8 de abril na capital da Guiné Equatorial "para a adoção de uma estratégia de luta contra o grupo terrorista Boko Haram".

A Nigéria lançou no início de fevereiro uma ofensiva militar contra o Boko Haram, com a ajuda do Chade, Níger e Camarões. Esta operação regional ajudou a expulsar os islamitas de muitas localidades no nordeste do país.

Últimas notícias