Confronto

Militar americano morre em troca de tiros com soldado no Afeganistão

O soldado americano morto participava da operação da Otan, a aliança miliar do Ocidente

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 08/04/2015 às 15:07
Foto: WAKIL KOHSAR / AFP
O soldado americano morto participava da operação da Otan, a aliança miliar do Ocidente - FOTO: Foto: WAKIL KOHSAR / AFP
Leitura:

Um soldado afegão abriu fogo contra um grupo de soldados americanos no leste do Afeganistão, nesta quarta-feira (8), matando um e ferindo pelo menos dois antes de ser morto a tiros, informaram autoridades dos Estados Unidos.

O soldado americano morto participava da operação da Otan, a aliança miliar do Ocidente, no Afeganistão. O tiroteio ocorreu em Jalalabad após uma reunião entre líderes locais e representantes dos Estados Unidos. A Otan confirmou o incidente e disse que foi aberta uma investigação.

O Pentágono informou confirmou a morte do soldado americano, o qual acompanhava a visita de um representante dos Estados Unidos a Jalalabad. Os diplomatas americanos que participavam da reunião retornaram em segurança à embaixada.

As primeiras informações indicam que o autor do ataque foi o soldado afegão. Ainda não se sabe o que motivou o ataque, que não foi reivindicado por nenhum grupo.

Em outras ocasiões, membros do Taleban vestiram uniformes da polícia ou do exército afegão para atacar tropas internacionais.

Esta é a primeira morte de um soldado americano no Afeganistão desde dezembro de 2013, quando uma explosão em uma estrada matou dois soldados dos EUA na província de Parwan.

A Otan encerrou no final em 2014 sua missão de combate no Afeganistão, a Isaf, substituída desde janeiro pela operação Apoio Decidido, que conta com 4.000 soldados em tarefas de assistência e capacitação dos corpos de segurança afegãos.

Ao mesmo tempo, os EUA mantêm sua missão no país com 9.800 soldados, operação que deve ser mantida até o final do ano.

Últimas notícias