Justiça

Começa em 21 de abril fase de sentença do julgamento por atentados em Boston

Apreciação acontecerá um dia depois da cidade celebrar a edição de 2015 de sua popular maratona

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 10/04/2015 às 20:24
Foto: U.S. Department OF Justice District of Massachusetts
Apreciação acontecerá um dia depois da cidade celebrar a edição de 2015 de sua popular maratona - FOTO: Foto: U.S. Department OF Justice District of Massachusetts
Leitura:

A fase da sentença no julgamento pelos atentados da maratona de Boston, que condenará Dzhokhar Tsarnaev à pena de morte ou à prisão perpétua, começará em 21 de abril, informou o juiz nesta sexta-feira (10).

Ocorrerá um dia depois de Boston (nordeste dos Estados Unidos) celebrar a edição de 2015 de sua popular maratona, que dois anos depois foi alvo de um ataque a bomba, orquestrado por Tsarnaev e seu irmão mais velho, Tamerlan. 

Enquanto era disputada a tradicional corrida, em 15 de abril de 2013, três pessoas morreram e outras 264 ficaram feridas em um dos ataques mais letais nos Estados Unidos desde o atentado de 11 de setembro de 2001.

Nesta quarta-feira (8), um júri de 12 pessoas declarou culpado por unanimidade Tsarnaev, de 21 anos, pelas 30 acusações contra ele relacionadas com os ataques, o assassinato de um policial, o roubo de um carro e um tiroteio enquanto fugia.

O juiz George O'Toole concedeu uma espera de duas semanas para iniciar a fase de sentença para permitir ao defendido resolver problemas logísticos relacionados com um número de testemunhas potenciais.

O'Toole instruiu ao júri a voltar ao tribunal para breves instruções logísticas e de calendário em 14 de abril.

Dezessete acusações contra Tsarnaev acarretam pena de morte, segundo as leis federais. A fase de sentença poderia ser muito mais polêmica que a fase inicial do julgamento que se prolongou por um mês.

Ninguém foi executado no estado de Massachusetts desde 1947 e os bispos católicos reiteraram esta semana sua oposição à pena de morte em qualquer circunstância.

O irmão mais velho de Tsarnaev, Tamerlan, de 26 anos, foi abatido pela polícia em 19 de abril depois de ter matado um oficial quando tentavam escapar de Boston e Dzhokhar foi capturado horas depois gravemente ferido.

Últimas notícias