Pressão

Angelina Jolie critica impotência da ONU ante conflito na Síria

Em quatro anos de conflito, 3,9 milhões de pessoas fugiram do país

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 24/04/2015 às 14:28
Foto: PETER PARKS / AFP
Em quatro anos de conflito, 3,9 milhões de pessoas fugiram do país - FOTO: Foto: PETER PARKS / AFP
Leitura:

A atriz Angelina Jolie criticou nesta sexta-feira (24) o Conselho de Segurança das Nações Unidas por sua impotência em resolver o conflito na Síria e pediu com ênfase ajuda para os refugiados desse país.

A estrela de Hollywood falou ante o Conselho na qualidade de enviada especial do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur), que a levou a visitar várias vezes campos de refugiados sírios.

"A missão da ONU é evitar e por fim aos conflitos, e fracassamos no caso da Síria", lamentou a atriz.

"Esta crise piorou ainda mais pelas divisões e a indecisão que impedem o Conselho de Segurança a assumir suas  responsabilidades",  declarou durante reunião de embaixadores e ministros para debate a situação humanitária na Síria.

Em quatro anos de conflito, 3,9 milhões de pessoas fugiram do país, segundo o Acnur.

Desde o início da crise, o Conselho está profundamente dividido entre os países ocidentais, que querem pressionar Damasco, e Rússia e China, que protegem o regime sírio.

Angelina Jolie lançou um apelo à unidade do Conselho para solucionar o conflito e ajudar os milhões de sírios que abandonaram o país. Entre eles, recordou, os que se afogam tentando cruzar o Mediterrâneo.

"Se não podemos acabar com este conflito, temos o dever moral de ajudar os refugiados e oferecer soluções legais para dar segurança a eles", concluiu.

Últimas notícias