russia

Putin lidera desfile pelos 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial

A multidão passou pela central Tverskaya, a principal avenida de Moscou, antes de atravessar a Praça Vermelha

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 09/05/2015 às 11:18
Foto: AFP
A multidão passou pela central Tverskaya, a principal avenida de Moscou, antes de atravessar a Praça Vermelha - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O presidente russo, Vladimir Putin, liderou neste sábado (9) um enorme desfile pela Praça Vermelha para comemorar o fim da Segunda Guerra Mundial.

Putin estava segurando uma foto de seu pai, Vladimir, que lutou no conflito, e inesperadamente se juntou a uma procissão de 250 mil russos que levavam fotos de suas famílias em um desfile promovido pelo Kremlin.

"Eu acho que meu pai, como milhões de soldados comuns - e ele era um simples soldado e tinha todo o direito de atravessar a praça", disse Putin na Praça Vermelha.

O presidente, de 62 anos, explicou que o evento foi uma homenagem aos soldados russos e civis mortos na Segunda Guerra Mundial, como um sinal de força da Rússia.

"Ele também sinaliza nossa confiança em nós mesmos, em nossa força e no futuro feliz de nossas crianças", disse.

A multidão passou pela central Tverskaya, a principal avenida de Moscou, antes de atravessar a Praça Vermelha.

Mais cedo, Putin presidiu uma parada militar com mais de 16.000 soldados.

A comemoração coincide com a forte tensão diplomática entre a Rússia e o Ocidente sobre o conflito no leste da Ucrânia países. O ocidente acusa o Kremlin de apoiar os separatistas pró-russos, uma alegação que Moscou sempre negou.

Em retaliação, muitos líderes europeus se recusaram a vir à capital russa, e os poucos que viajou entre eles representantes checo e eslovaco ou o Ministro dos Negócios Estrangeiros francês Laurent Fabius não compareceu à parada militar.

Últimas notícias