COOPERAÇÃO

Premiê chinês começa viagem por Brasil, Colômbia, Peru e Chile

O objetivo é assinar acordos de cooperação em vários setores

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 17/05/2015 às 11:16
Leitura:

O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, partiu neste domingo (17) de Pequim para começar uma viagem que o levará a Brasil, Colômbia, Peru e Chile, onde se espera que assine acordos de cooperação em vários setores.

Acompanhado de sua mulher, Cheng Hong, e de uma delegação empresarial de 120 integrantes, Li visitará os quatro países e se reunirá nele com seus respectivos presidentes, Dilma Rousseff, Juan Manuel Santos, Ollanta Humala e Michelle Bachelet, segundo publicou hoje a agência oficial Xinhua.

Durante a viagem, que termina no próximo dia 26, o primeiro-ministro explorará a possibilidade de diversificar o comércio com os países latino-americanos e de importar mais produtos de valor agregado.

No Brasil, aonde chega na segunda-feira, Li Keqiang assinará 30 acordos e se prevê fechar negócios no valor de US$ 50 bilhões em vários setores.

Além disso, um dos pontos altos da viagem será o acordo para realizar os estudos técnicos da chamada Ferrovia Transoceânica, um projeto para unir o litoral do Brasil com o do Peru, no Pacífico, embora o início das obras ainda não tenha data.

A viagem de Li põe de novo em evidência o forte interesse de Pequim por essa região e segue às viagens do presidente Xi Jinping pela América Latina em 2013 e 2014 e ao primeiro fórum China-CELAC de janeiro passado em Pequim.

Últimas notícias