Política

Imprensa destaca mudança profunda após eleições locais na Espanha

Duas plataformas de esquerda herdeiras do movimento dos ''indignados'' estão perto de governar as prefeituras das duas maiores cidades da Espanha

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 25/05/2015 às 8:20
Foto: DANI POZO / AFP
Duas plataformas de esquerda herdeiras do movimento dos ''indignados'' estão perto de governar as prefeituras das duas maiores cidades da Espanha - FOTO: Foto: DANI POZO / AFP
Leitura:

As eleições locais de domingo provocaram uma "mudança profunda" e "radical" na Espanha, com a entrada dos "indignados" no cenário político das duas maiores cidades do país, Madri e Barcelona, e o forte desgaste dos partidos tradicionais, afirma a imprensa.

Duas plataformas de esquerda herdeiras do movimento dos "indignados" estão perto de governar as prefeituras das duas maiores cidades da Espanha, enquanto o governante Partido Popular e os socialistas do PSOE, hegemônicos nos últimos 30 anos, superaram por pouco 50% dos votos.

"Mudança política ao custo do PP", afirma o jornal El Mundo na primeira página, com fotografias das candidatas da esquerda alternativa em Barcelona e Madri, Ada Colau e Manuela Carmena, respectivamente, ambas apoiadas pelo novo partido esquerdista Podemos.

O partido do primeiro-ministro, Mariano Rajoy, cai quase 11 pontos na comparação com as últimas eleições locais de 2011, afirma o jornal, que destaca a "forte irrupção" do Podemos e o "notável avanço do 'Cidadãos'", o novo partido de centro-direita, o que demonstra que "o panorama político espanhol entrou em uma nova fase" a poucos meses das legislativas.

Apesar de ser o partido mais votado, o PP "corre o risco de não sobreviver se ficar preso ao argumento caduco da recuperação econômica", adverte o jornal El Mundo em seu editorial.

A publicação atribui a queda à "ausência de empatia e de sensibilidade social, unida ao imobilismo com que o partido enfrenta o descontentamento da população com o funcionamento institucional e seu repúdio aos escândalos de corrupção".

O segundo grande partido espanhol, o socialista PSOE, "sofre um grande retrocesso nas grandes cidades", apesar de vencer em duas regiões e poderá governar em mais seis comunidades se chegar a acordos com o Podemos.

"O desabamento do PP provoca uma guinada à esquerda", afirma o jornal El País, que destaca a "mudança profunda" do cenário político espanhol, enquanto para o jornal catalão La Vanguardia esta é uma "mudança radical".

"Seria enganoso interpretar o que aconteceu como a revolução que alguns anunciavam, mas seria igualmente um erro minimizar a transcendência da forte mensagem de mudança que os resultados representam", afirma El País.

As eleições, acrescenta, são "uma conclusão significativa do terremoto político que começou a manifestar-se nas eleições europeias de 2014" com a entrada do Podemos com cinco eurodeputados.

Com o surgimento dos novos partidos e a consequente fragmentação do poder nas instituições, os partidos estão "condenados a entrar em acordo", afirma o jornal econômico 'Cinco Días'.  "A Espanha exige pactos", afirma outro jornal de economia, 'Expansión'.

Últimas notícias