Conflito

Islamitas somalis atacam base militar em Mogadíscio

Forças oficiais não sofreram nenhuma baixa e os jihadistas não teria conseguido entrar na base ou nos prédios

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 21/06/2015 às 8:20
Foto: Mohamed Abdiwahab / AFP
Forças oficiais não sofreram nenhuma baixa e os jihadistas não teria conseguido entrar na base ou nos prédios - FOTO: Foto: Mohamed Abdiwahab / AFP
Leitura:

Três jihadistas do movimento islamita somali shebab morreram neste domingo em um ataque contra uma base militar em Mogadíscio, que foi evitado pelas forças de segurança, segundo as autoridades. As forças oficiais não sofreram nenhuma baixa, anunciou o ministério do Interior da Somália.

"Aconteceu um ataque contra uma base das forças de segurança. Os criminosos utilizaram um carro-bomba para entrar no quartel", disse Adan Mohamed, oficial das tropas somalis. "Depois aconteceu um tiroteio intenso", completou.

"Ocorreu uma forte explosão e poucos segundos depois um grande tiroteio. Não conseguimos sair de casa por causa dos tiros", disse à AFP Abdulahi Yare, que mora perto da base militar. A Agência Nacional de Inteligência e Segurança (NISA) publicou um comunicado no qual destaca o fracasso do ataque.

"O ataque foi evitado com êxito por nossas forças. Ninguém conseguiu entrar na base, nem nos prédios", afirma a nota oficial. "As forças de segurança provocaram o fracasso de um ataque de terroristas desesperados", disse o porta-voz do ministério do Interior, Mohamed Yusuf.

"Um deles cometeu suicídio e os outros dois morreram no tiroteio", completou o porta-voz. O Movimento dos Jovens Mujahedines, conhecidos como shebab, que em árabe significa jovens, é um movimento islamita vinculado à Al-Qaeda.

Nos últimos anos, os shebab executaram ataques durante o mês do Ramadã, que este ano começou na quinta-feira passada.

Últimas notícias