Dívida

Merkel não vê motivo para reunião antes de plebiscito sobre dívida grega

A chanceler descartou uma linha de financiamento de curto prazo caso as negociações sejam retomadas

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 29/06/2015 às 14:43
Foto: TOBIAS SCHWARZ / AFP
A chanceler descartou uma linha de financiamento de curto prazo caso as negociações sejam retomadas - FOTO: Foto: TOBIAS SCHWARZ / AFP
Leitura:

A chanceler alemã, Angela Merkel, considerou nesta segunda-feira (29) que não há "nenhuma razão de peso" para convocar uma nova cúpula europeia extraordinária e assumiu que "com segurança" os chefes de Estado e do governo da UE se reunirão após o plebiscito grego sobre as condições dos credores para a liberação de verbas.

A chanceler descartou uma linha de financiamento de curto prazo caso as negociações sejam retomadas porque "não há nenhuma base legal" para isso.

O plebiscito foi convocado pelo primeiro-ministro grego Alexis Tsipras, que quer que a população decida se aceita ou não as condições dos credores para a liberação de 7,2 bilhões de euros, última parcela do socorro de 240 bilhões de euros recebido do FMI e do BCE (Banco Central Europeu) desde 2010.

Com o dinheiro, a Grécia poderia evitar o calote de 1,6 bilhão de euros no FMI até terça (30), mas, como o plebiscito foi marcado para depois desse prazo, as chances de que a isso ocorra são vistas com pessimismo, o que fez com que as bolsas desabassem na Europa e na Ásia.

Para evitar uma corrida aos bancos, o governo decretou neste domingo que as instituições fossem fechadas para o público em geral até pelo menos o dia 6 de julho, e que caixas automáticos tivessem saques limitados a 60 euros.

Os credores exigem compromissos fiscais, cortes de gastos e reforma profunda na Previdência.

O presidente da comissão europeia, Jean-Claude Juncker pediu que os gregos digam "sim" à proposta, seguindo o tom de outros líderes europeus que colocam sobre a Grécia a responsabilidade por por um acordo.

Em discurso, a chanceler alemã Angela Merkel afirmou que a ruptura das negociações ocorreu porque do lado grego não havia vontade de compromisso, frente "à oferta generosa" das instituições.

Em entrevista coletiva após manter encontro com líderes dos principais partidos alemães para analisar a crise grega, Merkel disse que o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, não enviou nenhum convite para uma cúpula.

Após ressaltar que os líderes europeus devem ser "muito cidadãos com as mensagens" que enviam, Merkel ressaltou que a situação não mudou desde a ruptura das negociações entre Grécia e as instituições credoras, perante o anúncio de Atenas de que convocaria um plebiscito sobre o programa de reformas exigido.

"Sempre estou disposta a atender um convite, mas não vejo neste momento nenhum motivo de peso para uma cúpula", disse Merkel antes de precisar que poderia ocorrer uma reunião "em qualquer momento" se mudarem as circunstâncias.

"Em todo caso, haverá uma reunião depois do plebiscito", disse a chanceler alemã.

Últimas notícias