EUA

Magnata Donald Trump lidera pesquisas republicanas nos EUA

Pesquisa foi divulgada seis meses após o início da campanha das primárias

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 30/07/2015 às 11:40
Foto: KENA BETANCUR/ AFP
Pesquisa foi divulgada seis meses após o início da campanha das primárias - FOTO: Foto: KENA BETANCUR/ AFP
Leitura:

O magnata Donald Trump ainda é o favorito dos republicanos, apesar das polêmicas que criou nos Estados Unidos, de acordo com uma pesquisa publicada nesta quinta-feira, uma semana antes do primeiro debate das primárias republicanas para a eleição presidencial de 2016.

Seis meses após o início da campanha das primárias, a pesquisa divulgada pela Universidade Quinnipiac não é muito previsível, mas ressalta a grande popularidade do bilionário entre os 17 candidatos declarados.

Trump é a primeira opção de 20% dos eleitores de acordo com a pesquisa, à frente do governador de Wisconsin Scott Walker (13%) e do ex-governador da Flórida Jeb Bush (10%), com uma margem de erro de 3,7 pontos.

No entanto, em um eventual duelo contra a favorita dos democratas, Hillary Clinton, Donald Trump trava uma batalha perdida. A candidata ganharia 48% dos votos contra 36% para Trump, enquanto outros candidatos menos conhecidos das primárias democratas também o derrotariam se a eleição fosse realizada hoje.

"Eles o amam e o odeiam. Donald Trump triunfou na campanha até agora, mas o que os eleitores realmente querem? Não está nada claro", afirma Tim Malloy, do Polling Institute de Quinnipiac.

Esta última pesquisa, que o aponta como favorito, não é excepção. Grandes levantamentos realizados recentemente pela CNN, Washington Post/ABC News e Fox News colocam Donald Trump como primeira escolha nas intenções de voto republicanos.Seus ataques, condenados por todos os lados, contra o senador John McCain não precipitaram sua queda, ao contrário das esperanças de alguns republicanos.

O magnata questionou o status de "herói de guerra" de McCain, ex-piloto que passou mais de cinco anos na prisão no Vietnã depois que seu avião foi derrubado em 1967. Donald Trump também monopolizou o debate sobre a imigração ao atacar imigrantes mexicanos ilegais, a quem descreveu como traficantes de drogas, criminosos e violadores.

Os 10 candidatos melhor colocados nas pesquisas irão debater ao vivo em 6 de agosto, em Cleveland, na rede de notícias Fox News. Outros serão convidados para um fórum televisionado no mesmo dia.

As primárias republicanas estão programadas para 1º de fevereiro de 2016, com uma consulta no pequeno estado rural de Iowa, no norte dos Estados Unidos. Mas tanto esta data como o calendário completo não estão totalmente estabelecidos.

As convenções de investidura serão realizadas em julho de 2016, enquanto as eleições presidenciais serão realizadas em novembro.

Últimas notícias