França

Líder da extrema-direita Le Pen critica a filha por expulsá-lo do partido

Dirigente francês negou que pretenda criar outra formação política

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 21/08/2015 às 15:17
Foto: JEFF PACHOUD / AFP
Dirigente francês negou que pretenda criar outra formação política - FOTO: Foto: JEFF PACHOUD / AFP
Leitura:

O líder histórico da extrema-direita francesa, Jean-Marie Le Pen, expulso na véspera do partido Frente Nacional (FN), dirigido por sua filha, ironizou nesta sexta-feira (21) o fato de não ter sido expulso "diretamente pela filha" e negou que pretenda criar outra formação política.

"Ela comandou o esquadrão de fuzilamento pelo telefone. Ela não queria se envolver diretamente porque iria parecer vilã", declarou à rádio RTL.

"É uma coisa feia matar o próprio pai, por isso ela não matou o pai diretamente, ela o fez através de seus auxiliares", acrescentou.

Já em declarações à rádio Europe 1, Le Pen excluiu a hipótese de criar outro partido, o que era temido pelos dirigentes da FN a poucos meses das eleições regionais nas quais a formação tem grandes ambições.

"Lanço um chamado aos eleitores e membros da Frente Nacional para dizer que se unam, fiquem onde estão, não se demitam. Temos a ambição de reconquistar nosso partido nosso movimento", enfatizou.

"Eu sou a Frente Nacional", disse, ainda reiterando que recorrerá da decisão de expulsão ante a justiça.

Jean-Marie Le Pen foi excluído na quinta-feira, aos 87 anos, do partido que ele fundou e dirigiu por cerca de 40 anos.

"A decisão completa será notificada em breve ao sr. Le Pen", que foi submetido a um procedimento disciplinar depois de declarações polêmicas, racistas e antissemitas, informou um comunicado da FN, dirigida desde 2011 por Marine Le Pen.

Le Pen reagiu imediatamente declarando se sentir indignado com a decisão do partido.

"Eu me sinto vítima de uma emboscada", disse ao canal I-Téle.

Le Pen conseguiu em 2002 chegar ao segundo turno das eleições presidenciais.

Sua exclusão foi adotada pela maioria dos membros do conselho executivo depois de uma audiência, na qual Marine Le Pen se absteve de participar por conflito de interesses.

"Os membros do bureau executivo defenderam o interesse superior do movimento diante de um  comportamento cada vez mais hostil e prejudicial", estimou Marine Le Pen, assinalando uma "saída" lógica para alguém que "multiplicou seus erros".

Esta expulsão definitiva acontece cinco meses depois do início da crise entre pai e filha, que desde que assumiu o comando do partido começou a se distanciar das posições mais extremas, apesar de manter o discurso nacionalista e contrário à imigração.

No entanto, a disputa pode não ter acabado, já que Le Pen anunciou que recorrerá à justiça.

Em julho, a justiça francesa anulou a decisão do partido de suspender a militância do antigo líder.

Durante sua longa carreira, Jean-Marie Le Pen foi o encarregado de despertar uma extrema direita até então desqualificada pelos anos negros do "colaboracionismo" com a Alemanha nazista.

Adepto das declarações chocantes, o político ficou conhecido nos anos 80 com slogans como "França em primeiro lugar".

Após sua chegada à liderança da FN, Marine, 47 anos, passou a se distanciar da herança de seu pai, mas manteve a linha geral do partido voltada para posições nacionalistas e contra os imigrantes.

Esta estratégia de "normalização" visando sua candidatura às eleições presidenciais de 2017 na França, para as quais as pesquisas a colocam no segundo turno, não evitaram uma aproximação com outros partidos populistas para formar um grupo no Parlamento europeu.

Últimas notícias