meteorologia

Fenômeno do El Niño será um dos mais intensos desde 1950

O episódio deve alcançar sua intensidade máxima entre outubro e janeiro

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 01/09/2015 às 11:50
Leitura:

A corrente equatorial quente do Pacífico, El Niño, que reapareceu há alguns meses, estará entre os quatro episódios mais intensos observados desde 1950, indicou nesta terça-feira (1) a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

A temperatura da água na superfície no centro-leste do Pacífico superará provavelmente o aumento médio normal de 2 graus Celsius, assegura a agência das Nações Unidas, que prevê que o episódio ganhará força antes do fim do ano.

Esta corrente periódica se associa a precipitações superiores ao normal no outono e inverno nos Estados Unidos. Também reduz as frequências das tempestades e furacões no Atlântico que já este ano vive uma temporada (junho-novembro) abaixo da média anual.

Alta semelhante da temperatura do Pacífico foi registrada apenas três vezes nos últimos 65 anos: 1972-73, 1982-83 e 1997-98.

El Niño intensifica a formação de tempestades no leste e centro do Pacífico. 

O episódio deve alcançar sua intensidade máxima entre outubro e janeiro e persistir durante boa parte do primeiro trimestre do próximo ano, antes de enfraquecer, segundo a OMM.

Últimas notícias