Imigração

Premiê da Hungria critica postura da Alemanha em relação à crise da imigração

Ele defendeu as controversas medidas que seu governo está adotando para conter a onda de imigrantes

Do Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Do Estadão Conteúdo
Publicado em 03/09/2015 às 13:40
Foto: AFP
Ele defendeu as controversas medidas que seu governo está adotando para conter a onda de imigrantes - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, responsabilizou a Alemanha pela crise da imigração na Europa e disse que a livre circulação de cidadãos no continente está em risco.

"O problema não é europeu, é alemão. Ninguém quer ficar na Hungria, na Eslováquia, na Polônia ou na Estônia. Todos querem ir para a Alemanha. E a chanceler alemã insiste que ninguém pode sair da Hungria sem registro, e isso que nós vamos fazer", afirmou Orban durante coletiva de imprensa no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

Ele defendeu as controversas medidas que seu governo está adotando para conter a onda de imigrantes, dizendo que ele está simplesmente implementando a lei da União Europeia, que afirma que as pessoas que querem pedir asilo devem fazê-lo no país europeu de entrada.

Orban alertou que o Acordo de Schengen, que é uma convenção dos países europeus sobre uma política de abertura de fronteiras e livre circulação, está "sob ameaça neste momento", porque as fronteiras externas não estão sendo devidamente reforçadas.

O premiê húngaro defendeu que medidas adicionais no âmbito local sejam votadas pelo parlamento nesta semana. Essas leis devem incluir punições mais duras para travessias ilegais de fronteira A Hungria também concluiu recentemente uma cerca de arame farpado ao longo de sua fronteira com a Sérvia.

"Eu vim aqui para informar a todos que a Hungria está fazendo todo o possível para cumprir os regulamentos da UE", disse Orban

O primeiro-ministro húngaro desconsiderou os pedidos feitos pelo Presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, para reconsiderar sua posição e aceitar um sistema de redistribuição mais justa para os refugiados em todo o bloco.

"Nós não gostamos da ideia da cota de imigrantes para os países. Se nós não discutimos a questão real, que é o controle das fronteiras, qualquer fala de cotas é um convite para aqueles que querem vir", disse Orban.

Por sua parte, Schulz disse que uma divisão mais profunda da Europa é um risco que não se pode excluir. "O que estamos vendo aqui é o egoísmo em vez de senso comum europeu", disse Schulz. 

Últimas notícias