CLIMA

Japão determina retirada de 90 mil pessoas devido a inundações

Chuva torrencial fez transbordar rios e causou deslizamentos de terra no centro do país

Da ABr
Cadastrado por
Da ABr
Publicado em 10/09/2015 às 8:11
Leitura:

As autoridades japoneses determinaram nesta quinta-feira (10) a retirada de milhares de pessoas de suas casas depois de chuva torrencial, que fez transbordar rios e causou deslizamentos de terra no centro do país. Uma pessoa está desaparecida.

A Agência Meteorológica do Japão divulgou alerta de chuva intensa para as prefeituras de Tochigi e Ibaraki, ao norte de Tóquio.

Segundo o meteorologista Takuya Deshimaru, o índice de chuva registrado não tem precedentes. "O perigo pode ser iminente”, disse ele, em entrevista coletiva.

Partes de Tochigi foram inundadas e a altura da água chegou a quase 60 centímetros desde segunda-feira (7).

As autoridades determinaram que cerca de 90 mil pessoas residentes na região deixassem suas casas e mais 80 mil foram aconselhados a fazer o mesmo, segundo a emissora pública NHK.

O observatório meteorológico em Tochigi informou que o Rio Kinugawa, que também atravessa Ibaraki, transbordou hoje (10).

Na cidade de Kanuma, na prefeitura de Tochigi, as autoridades procuram por uma pessoa desaparecida, que acreditam ter sido soterrada por deslizamento de terra. A NHK informou que se trata de uma mulher, com cerca de 60 anos.

Últimas notícias