Eleições

Trump lidera disputa republicana; Hillary Clinton em queda

Donald Trump, o magnata dos imóveis, aparece com 33% das intenções no campo republicano

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 14/09/2015 às 13:15
Foto: SCOTT OLSON / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
Donald Trump, o magnata dos imóveis, aparece com 33% das intenções no campo republicano - FOTO: Foto: SCOTT OLSON / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
Leitura:

Donald Trump e Ben Carson lideram a disputa pela candidatura republicana à presidência dos Estados Unidos em 2016, com mais da metade do apoio dos potenciais eleitores do partido em conjunto, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (14).

A pesquisa Washington Post/ABC também mostra que Hillary Clinton, afetada por uma controvérsia sobre o uso de seu e-mail privado para temas oficiais quando era secretária de Estado, segue perdendo apoio.

Apesar de permanecer na liderança pela indicação no Partido Democrata, pela primeira vez Hillary aparece com menos de 50% de apoio, com uma queda de sua popularidade especialmente entre as mulheres brancas, segundo a pesquisa.

Donald Trump, o magnata dos imóveis, aparece com 33% das intenções no campo republicano, um aumento de 9 pontos percentuais desde meados de julho e um salto de 29 pontos desde o fim de maio, antes do anúncio de sua candidatura.

O polêmico pré-candidato - politicamente incorreto, que já fez declarações contra os imigrantes e não poupa apelidos àqueles que o desafiam - registra, de acordo com a pesquisa, a maior parcela de seu apoio entre as pessoas sem nível universitário e com renda inferior a 50.000 dólares por ano.

Em segundo lugar aparece Carson - um neurocirurgião negro que teve sua vida interpretada por Cuba Gooding no filme "Gifted Hands: The Ben Carson Story" -, com 20% de apoio, 14 pontos a mais que o registrado em julho.

Outras pesquisas também apontaram o aumento do apoio a Carson após o primeiro debate republicano, realizado em agosto.

Os candidatos republicanos devem participar de um novo debate na quarta-feira à noite na Biblioteca Ronald Reagan em Simi Valley, Califórnia.

O ex-governador da Flórida Jeb Bush aparece com apenas 8% de apoio, o menor nível em uma pesquisa Washington Post/ABC.

Em seguida aparecem os senadores Ted Cruz (Texas) e Marco Rubio (Flórida), com 7%.

O senador Rand Paul (Kentucky), o ex-governador de Arkansas Mike Huckabee e os governadores Scott Walker (Wisconsin) e Chris Christie (Nova Jersey) registram menos de 5% cada.

Walker sofreu uma queda vertiginosa, de 13% em julho para 2% em setembro, segundo a pesquisa.

 


Hillary Clinton perde terreno

Hillary Clinton aparece com 42% de apoio entre os democratas, uma queda de 21 pontos desde julho. O senador Bernie Sanders aparece em segundo lugar, com 24%, um aumento de 10 pontos percentuais.

O vice-presidente Joe Biden, que avalia a possibilidade de entrar na disputa e que ainda se recupera da morte do filho Beau no início do ano, aparece em terceiro com 21%, nove pontos a mais que nas pesquisas de julho.

Sem a presença de Biden na disputa democrata, o apoio a Hillary Clinton sobe a 56%, enquanto Sanders chega a 28%.

A pesquisa, realizada por telefone com 1.003 adultos de todo o país, entre os dias 7 e 10 de setembro, tem margem de erro de 3,5% para mais ou para menos.

Últimas notícias