MUDANÇA CLIMÁTICA

EUA e China anunciam avanços para reduzir gases de efeito estufa

A China se comprometeu a implementar até 2017 um mercado nacional de cotas de gás carbônico

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 25/09/2015 às 18:47
Foto: Fotos Públicas
A China se comprometeu a implementar até 2017 um mercado nacional de cotas de gás carbônico - FOTO: Foto: Fotos Públicas
Leitura:

Em visita aos Estados Unidos, o dirigente chinês, Xi Jinping, anunciou, ao lado do presidente Barack Obama, novos avanços na cooperação em ações contra a mudança climática.

Segundo declaração conjunta divulgada pela Casa Branca, a China se comprometeu a implementar até 2017 um mercado nacional de cotas de gás carbônico e assim impulsionar a redução nas emissões de gas de efeito estufa.

O presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, elogiou o anúncio dos dois dirigentes, "que enviará uma mensagem forte ao resto do mundo".

O ambicioso programa chinês para limitar a emissão de gases de efeito estufa é um passo promissor para o país que mais polui no mundo.

O programa seguirá o princípio conhecido como "cap and trade", baseado em um teto para as emissões e a comercialização de cotas para as empresas.

As medidas anunciadas dão seguimento ao anúncio feito em 2014, em Pequim, no encontro entre Xi e Obama. Nele, as duas maiores economias e do mundo -e as que mais poluem- se comprometeram a reduzir suas emissões.

O acordo deu fôlego às negociações sobre o clima e renovou a esperança de que um plano ambicioso seja alcançado na conferência de Paris, em dezembro.

Segundo o jornal "The New York Times" e a agência Bloomberg, o programa também incluirá um compromisso financeiro substancial de Pequim para ajudar países pobres a diminuir o consumo de combustíveis fósseis.

As fontes ouvidas pela agência não especificaram o tamanho da ajuda que será anunciada pela China.

No ano passado, Obama prometeu financiamento de US$ 3 bilhões para o Fundo Verde da ONU. A ajuda financeira é considerada crucial para que países em desenvolvimento se afastem dos combustíveis fósseis, baratos e mais poluentes.

Há três anos a China implementa programas-piloto de "cap and trade" em pequena escala.

O sistema é baseado no princípios de estabelecer um teto (cap) para a poluição emitida anualmente, enquanto empresas podem comercializar (trade) permissões para poluir.

A ideia é reduzir as emissões aumentando o seu preço para as indústrias.

Últimas notícias