CATALUNHA

Presidente do País Basco também pede referendo

Separatistas consideram eleições cruciais para o País Basco se separar da Espanha

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 27/09/2015 às 15:14
Foto: Rafa Rivas/AFP
Separatistas consideram eleições cruciais para o País Basco se separar da Espanha - FOTO: Foto: Rafa Rivas/AFP
Leitura:

O presidente do País Basco, Iñigo Urkullu, pediu neste domingo (27) uma "consulta legal" sobre o estatuto da "nação" basca, no momento em que a Catalunha realiza eleições que os separatistas apresentam como um ativo crucial para se separar da Espanha.

"Acredito na possibilidade de uma consulta legal e pactada", disse o Lendakari em um comício do partido partido nacionalista basco (PNV) na região de Foronda, transmitido pela televisão.

"Precisamos de um novo status político para Euskadi, somos uma nação, somos o povo basco, somos cidadãos europeus, com suas liberdades e seus direitos históricos, temos um idioma, uma cultura", declarou Urkullu, presidente desde 2012 do País Basco, uma das 17 regiões autônomas que fazem parte da Espanha. 

"O melhor é que os catalães possam decidir seu futuro em liberdade, sem coerção, sem ameaças, sem campanhas tão sujas como as que já vivemos, e que que eles possam realizar o que decidirem ser, democraticamente", afirmou o basco. 

O líder do PNV, Andoni Ortuzar, convidou os milhares de participantes do comício a gritar "Visca Catalunya lliure!" ("Viva Catalunha livre", em catalão), em referência aos comícios na Catalunha, onde os separatistas prometeram abrir um processo separatista caso obtenham maioria no Parlamento regional.

Últimas notícias