CHAMAS

Incêndios florestais na Indonésia podem ser os mais graves da história

Dezenas de milhares de pessoas sofrem com infecções respiratórias provocadas pela fumaça nociva

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 02/10/2015 às 7:35
Foto: Romeo Gacad/AFP
Dezenas de milhares de pessoas sofrem com infecções respiratórias provocadas pela fumaça nociva - FOTO: Foto: Romeo Gacad/AFP
Leitura:

Os incêndios de florestas e terras agrícolas na Indonésia que contaminam há várias semanas diversos países do sudeste da Ásia podem ser os mais graves já registrados, segundo a Nasa.

A fumaça espessa procedente de Sumatra e Kalimantan se expande para a Malásia e Cingapura, afetando a qualidade do ar e o provocando o fechamento de escolas nos dois países.

Dezenas de milhares de pessoas sofrem com infecções respiratórias provocadas pela fumaça nociva, que também afeta o tráfego aéreo da Indonésia.

"As condições em Cingapura e no sudeste de Sumatra são similares às de 1997", afirmou Robert Field, cientista da Universidade de Columbia e do Instituto Goddard de Estudos Especiais da Nasa.

"Caso sejam confirmadas as previsões de uma temporada seca mais longa do que o previsto, o ano de 2015 estará entre os piores jamais registrados", completou.

Ao mesmo tempo, os cientistas consideram que o fenômeno climático El Niño, que provoca uma seca mais importante que o habitual, alastra os incêndios florestais.

"Acredito que o impacto dos incêndios este ano será igual ou pior que em 1997", declarou Herry Purnomo, analista do Centro de Pesquisa Florestal da Indonésia.

Em 1997 e 1998 incêndios similares saíram de controle e escureceram o céu de parte do sudeste asiático durante meses, o que teve muitas consequências para a saúde pública e o tráfego aéreo, e provocou perdas econômicas avaliadas em 9,3 bilhões de dólares.

Os incêndios são provocados por uma técnica primitiva ilegal utilizada para capinar e fertilizar a terra, empregada em vários cultivos, principalmente óleo de palma e plantações destinadas a produzir pasta de papel.

Últimas notícias