Imigração

Turquia diz ter progredido em plano sobre imigração mas ainda há desafios

Segundo o plano, os países europeus devem oferecer ajuda e concessões para a Turquia em troca de medidas para deter o fluxo de imigração irregular

De Estadão Conteúdo
Cadastrado por
De Estadão Conteúdo
Publicado em 18/10/2015 às 19:20
Foto: Reprodução/ Internet
Segundo o plano, os países europeus devem oferecer ajuda e concessões para a Turquia em troca de medidas para deter o fluxo de imigração irregular - FOTO: Foto: Reprodução/ Internet
Leitura:

A Turquia e a União Europeia fizeram progressos em um plano que visa conter o movimento em massa de imigrantes através das fronteiras da Europa, mas várias questões ainda estão em discussão, afirmou o primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, após uma reunião com a chanceler alemã, Angela Merkel

Em uma entrevista coletiva conjunta com Merkel, Ahmet Davutoglu reiterou a posição da Turquia de que uma zona de segurança precisa ser criada na Síria para ajudar a impedir o fluxo de refugiados, acrescentando que um novo conflito em torno da cidade síria de Alepo aumentou o risco de um fluxo adicional de refugiados.

Merkel chegou em Istambul para discutir um plano da União Europeia sobre a crise imigratória em momento que milhares de novas chegadas por dia estão pressionado a capacidade da Alemanha para acolher refugiados e imigrantes.

Segundo o plano, os países europeus devem oferecer ajuda e concessões para a Turquia em troca de medidas para deter o fluxo de imigração irregular. Os incentivos envolveriam um pacote de ajuda de, pelo menos, três bilhões de euros (US$ 3,4 bilhões) para ajudar a Turquia a sediar os mais de dois milhões de refugiados que estão atualmente no país e facilitar o acesso aos vistos da UE para os cidadãos turcos, disseram autoridades. Outro benefício seria reanimar as negociações sobre uma integração à União Europeia. 

Por outro lado, a Turquia deve melhorar os seus procedimentos de asilo e de documentação, além de reforçar os números de guarda de fronteiras e costa. "Eu aprecio o progresso que tem sido feito no plano de ação. No entanto, há várias questões que ainda precisam ser discutidas e resolvidas", disse Davutoglu na entrevista coletiva.

"Estamos preparados para trabalhar em conjunto contra a imigração ilegal e contra traficantes de pessoas que exploram grupos indefesos", disse Davutoglu. "(Mas) a cooperação é também necessária para uma solução na Síria de modo que a imigração seja interrompida em sua fonte".

Merkel, que está sob crescente pressão na Alemanha para reduzir o fluxo de entrada de imigrantes, disse que os dois líderes concordaram que nenhum país pode arcar com o ônus de refugiados sozinho. "O trabalho tem de ser compartilhado e a União Europeia tem um trabalho aqui".

Ela salientou a vontade da Alemanha em apoiar os esforços da UE para facilitar a concessão de vistos para os turcos e deixou claro que espera uma implementação mais rápida de um acordo para levar de volta os imigrantes de países terceiros.

Merkel reconheceu que "a Turquia tem recebido pouco apoio internacional até agora para um grande esforço de cuidar de refugiados" da Síria e do Iraque, e ressaltou a intenção da UE de proporcionar maior apoio financeiro. Ela disse que "isso é sobre o dinheiro adicional, tal como o entendemos; ainda temos que falar sobre os detalhes, é claro". Fonte: Associated Press.

Últimas notícias