CRISE MIGRATÓRIA

Migração na Europa: Croácia pede ajuda material a países da União Europeia

O país solicitou tendas de campanha para o inverno, camas, colchões e equipamentos sanitários

Da ABr
Cadastrado por
Da ABr
Publicado em 26/10/2015 às 11:48
Foto: AFP
O país solicitou tendas de campanha para o inverno, camas, colchões e equipamentos sanitários - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

A Croácia, que enfrenta um crescente afluxo de refugiados vindos da Sérvia, ativou nesta segunda-feira (26) o mecanismo de proteção civil da União Europeia (UE), para pedir apoio material aos seus parceiros comunitários.

“A Croácia ativou, nesta manhã, o mecanismo para receber apoio material com o objetivo de a ajudar a enfrentar o grande número de refugiados e requerentes de asilo no país”, informou o porta-voz adjunto da Comissão Europeia (CE), Alexander Winterstein, durenta coletiva de imprensa.

O país solicitou tendas de campanha para o inverno, camas, colchões e equipamentos sanitários.

“O centro de coordenação da Comissão Europeia para respostas a situações de emergência trabalha em estreita cooperação com as autoridades croatas e outros Estados-membros que participam do mecanismo para encontrar uma resposta rápida a este pedido”, disse Winterstein.

O comissário europeu para Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, o grego Christos Stylianides, pediu aos países-membros, através de uma mensagem na rede social Twitter, que “contribuam generosamente” para garantir o material solicitado pelo governo de Zagreb.

A Croácia ativou o mecanismo de proteção civil da UE, depois que dez estados-membros da União e três não integrados nos 28 (Albânia, Macedônia e Sérvia) terem chegado, no domingo (25), a um acordo durante uma encontro de líderes em Bruxelas sobre o aumento da capacidade de alojamento, fornecimento de alimentos, cuidados médicos, água e serviços sanitários para os refugiados que têm optado pela rota dos Balcãs ocidentais em direção à Europa central, ocidental e do norte.

Na cimeira de Bruxelas estabeleceu-se que os países que precisarem de ajuda com estes objetivos devem acionar o mecanismo europeu.

Desde o início da crise migratória na Croácia, em meados de setembro, chegaram ao país mais de 240 mil refugiados. Quase todos seguiram viagem em direção ao norte da Europa.

Os refugiados cruzam a Croácia desde 15 de setembro, data em que a Hungria decidiu fechar sua fronteira com a Sérvia.

O mecanismo de proteção civil da UE facilita a cooperação para respostas a situações de emergência entre os 33 estados europeus, os 28 da União Europa e a Islândia, Macedônia, Montenegro, Noruega e Sérvia.

Recentemente a Turquia assinou um acordo para se associar ao mecanismo.

Últimas notícias