INDEPENDÊNCIA

Separatistas catalães prometem seguir com processo de independência

O parlamento regional catalão passou nesta semana uma resolução que estabeleceria uma nova república até 2017

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 12/11/2015 às 12:09
Foto: reprodução/El País/Josep Lluís Sellart
O parlamento regional catalão passou nesta semana uma resolução que estabeleceria uma nova república até 2017 - FOTO: Foto: reprodução/El País/Josep Lluís Sellart
Leitura:

Líderes pró-independência da Catalunha prometeram não desistir dos pedidos de independência mesmo com o bloqueio, por parte do Tribunal Constitucional (TC) da Espanha, da moção de separação da província, rejeitada nesta quarta-feira (11) por unanimidade.

"A vontade do povo catalão não pode ser ignorada. Estamos comprometidos com seguir nosso mandato democrático", afirmou Oriol Junqueras, líder de um dos partidos pró-independência da Catalunha.

O parlamento regional catalão passou nesta semana uma resolução que estabeleceria uma nova república até 2017 em uma das regiões mais industrializadas e populosas da Espanha.

"Esse é um aviso às autoridades da Catalunha de que, se não cumprirem a suspensão [do processo de independência], cometerão uma desobediência", diz a decisão da corte, baseada em Madri.

A tensão pela separação da província, que responde por um quinto da atividade econômica espanhola, vem escalando desde as últimas eleições regionais, em setembro.

Durante a campanha, os líderes eleitos prometeram ignorar as restrições impostas pelo Tribunal Constitucional e os pedidos de "unidade nacional" do primeiro-ministro, o conservador Mariano Rajoy.

Rajoy já afirmou que não vai permitir a secessão da província. "Não é apenas uma reação a uma moção passada no parlamento regional, é defender todo um país", disse. "Isso é um claro desrespeito às instituições. Estão tentando ignorar a democracia. Não vou permitir isso".

Legisladores catalães debatem a reeleição do presidente regional Artur Mas, que lidera uma aliança para a independência, mas não conseguiu compor maioria no parlamento provincial. Uma nova votação acontece nesta quinta-feira (12).

Últimas notícias