Crítica

Bombardeios britânicos na Síria são ilegais, diz Assad

Bashar Al-Assad elogiou, pelo contrário, a intervenção russa em seu país, que classificou de "legal"

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 06/12/2015 às 11:13
Foto: SANA / AFP
Bashar Al-Assad elogiou, pelo contrário, a intervenção russa em seu país, que classificou de "legal" - FOTO: Foto: SANA / AFP
Leitura:

Os bombardeios aéreos realizados pelo Reino Unido contra o grupo Estado Islâmico (EI) na Síria são "ilegais" e constituem "um apoio ao terrorismo", afirmou o presidente sírio, Bashar Al-Assad, em uma entrevista ao Sunday Times.

"Será prejudicial e ilegal, e será um apoio ao terrorismo", afirma Assad nesta entrevista publicada neste domingo, ao falar sobre os bombardeios autorizados na noite de quarta-feira pelo parlamento britânico.

"Não se pode derrotar (o grupo EI) somente com bombardeios aéreos. Não se pode derrotá-lo sem cooperar com tropas em terra. Não se pode derrotar se não tiver a aprovação do povo e do governo sírios", afirmou.

O presidente sírio ironizou sobre os "70.000 combatentes sírios moderados" citados pelo primeiro-ministro britânico, David Cameron, e sobre os quais a coalizão poderia se apoiar em terra.

"Onde estão? Onde estão os 70.000 moderados de quem falam? Não há 70.000. Não há 7.000", afirmou.

Bashar Al-Assad elogiou, pelo contrário, a intervenção russa em seu país, que classificou de "legal" e que responde a uma "demanda" de sua parte.

"Quantas células extremistas existem agora na Europa? Quantos extremistas vocês exportaram da Europa para a Síria? O risco é a incubadora. Os russos compreenderam bem. Querem proteger a Síria, o Iraque, a região e inclusive a Europa. Não estou exagerando se digo que hoje protegem a Europa", assegurou.

Questionado sobre uma possível intervenção em terra dos soldados russos, Assad respondeu que "o tema ainda não foi debatido" e completa: "não acredito que precisamos agora porque as coisas estão evoluindo bem".

Assad deixa a porta aberta para uma cooperação com os países ocidentais se "realmente estiverem dispostos a nos ajudar a combater o terrorismo", e neste caso "os acolheremos".

Perguntado sobre a candidatura à Presidência de seu país, em caso de eleições, responde: "se houver um acordo sobre semelhante processo, tenho, como qualquer sírio, o direito de me candidatar".

"Minha decisão dependerá de minha capacidade de atuar, e se tenho o apoio do povo sírio", disse Assad.

Últimas notícias