APROXIMAÇÃO

Cuba e EUA restabelecem correio postal direto depois de 52 anos

Os dois países interromperam este serviço em 1963, um ano depois de os Estados Unidos ativarem o embargo contra a ilha

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 11/12/2015 às 17:39
Foto: Ministerio de la Presidencia
Os dois países interromperam este serviço em 1963, um ano depois de os Estados Unidos ativarem o embargo contra a ilha - FOTO: Foto: Ministerio de la Presidencia
Leitura:

Um ano após iniciar uma aproximação diplomática histórica, Cuba e Estados Unidos restabeleceram o serviço de correio postal direto, interrompido há mais de meio século, de acordo com um comunicado do ministério das Relações Exteriores de Cuba.

"Ambas as partes concordaram em restabelecer o serviço de correio direto entre os dois países através da implementação de um plano piloto para o transporte de correio, que começará nas próximas semanas e deverá ser instituído de forma permanente no futuro", indicou o governo da ilha.

Os dois países interromperam este serviço em 1963, um ano depois de os Estados Unidos ativarem o embargo contra a ilha.

A partir de seu restabelecimento, poderão ser enviadas correspondências e remessas postais entre Cuba e Estados Unidos de forma direta, em uma data que "será anunciada em breve", informou a chancelaria em sua mensagem.

Em 17 de dezembro de 2014, Washington e Havana inciaram um processo de normalização de relações, que levou à reabertura das embaixadas este ano.

Depois do envio de embaixadores, a retomada do serviço postal constitui o maior avanço para o restabelecimento pleno de vínculos entre os antigos inimigos da Guerra Fria.

Últimas notícias