AFEGANISTÃO

Embaixada da Espanha em Cabul não foi o alvo de ataque

Segundo o chefe do governo espanhol, Mariano Rajoy, um policial espanhol ficou gravemente ferido

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 11/12/2015 às 15:48
Foto: FARSHAD USYAN / AFP
Segundo o chefe do governo espanhol, Mariano Rajoy, um policial espanhol ficou gravemente ferido - FOTO: Foto: FARSHAD USYAN / AFP
Leitura:

A embaixada da Espanha no Afeganistão não era o alvo do atentado jihadista realizado nesta sexta-feira (11), em Cabul, anunciou o chefe do governo espanhol, Mariano Rajoy, acrescentando que o ataque visava a instalações próximas. 

"Correu a notícia de que podia ter sido um ataque contra nossa embaixada, não foi isso", assegurou aos jornalistas durante um comício eleitoral em Alicante, leste do país.

"Não foi um ataque contra nós", insistiu.

"Foi um ataque contra algumas casas de hóspedes que estavam muito próximas da embaixada", afirmou Rajoy, destacando que todos os funcionários da representação diplomática espanhola conseguiram deixar as instalações.

"Há um policial espanhol ferido que foi evacuado, parece que os ferimentos são extremamente graves", acrescentou, sem reportar eventuais vítimas de outras nacionalidades.

Notícias anteriores de parte das autoridades afegãs afirmavam que insurgentes haviam atacado as instalações da embaixada da Espanha em Cabul, em uma ofensiva precedida por uma forte explosão de carro-bomba e por tiros no distrito diplomático da cidade.

Forças de segurança afegãs isolaram o setor, onde também ficam a casa de Abdul Rashum Dostum, antigo chefe de guerra e primeiro vice-presidente do Afeganistão, assim como várias residências de altos funcionários ou sedes de ONGs.

Os talibãs reivindicaram o ataque, mas afirmaram que o alvo era uma casa de hóspedes.

Atualmente, os rebeldes talibãs multiplicam as ofensivas contra alvos estrangeiros e governamentais. Na quarta-feira, lançaram um ataque ao aeroporto de Kandahar, que durou 27 horas e deixou ao menos 50 mortos.


Últimas notícias