Jihadista

França: Estado Islâmico começa a avançar no interior na Líbia

País tem dois governos, um em Trípoli e outro em Tobruk, este último reconhecido pela comunidade internacional

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 14/12/2015 às 7:25
Foto: MAHMUD TURKIA /AFP
País tem dois governos, um em Trípoli e outro em Tobruk, este último reconhecido pela comunidade internacional - FOTO: Foto: MAHMUD TURKIA /AFP
Leitura:

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI), implantado na região costeira da Líbia, está começando a avançar para o interior do país, com o objetivo de assumir o controle de poços de petróleo, afirmou o ministro francês da Defesa, Jean-Yves Le Drian.

"Estão em Sirte e seu território avança agora sobre 250 km lineares de costa, mas estão começando a penetrar no interior e têm a ambição de controlar poços e reservas de petróleo", declarou à rádio RTL. Entre 2.000 e 3.000 combatentes do EI estão na Líbia, 1.500 deles em Sirte (450 km ao leste de Trípoli). Entre eles há líbios que combateram na Síria e retornaram a seu país, mas também estrangeiros, em particular tunisianos, sudaneses e iemenitas, segundo estimativas da ONU.

A Líbia é cenário de lutas entre grupos armados e está dividida desde a queda do regime de Muamar Khadafi. O país tem dois governos, um em Trípoli e outro em Tobruk (leste), este último reconhecido pela comunidade internacional. "É absolutamente necessário o fim dos conflitos entre líbios, pois em caso contrário o vencedor militar será o EI", afirmou o ministro francês. Depois de descartar a possibilidade de uma operação militar estrangeira, o ministro ressaltou que a "única solução" possível é um "acordo político entre as diferentes partes que hoje se opõem na Líbia".

Últimas notícias