Crise migratória

Distúrbios em manifestação na Holanda contra centro de refugiados

A recepção dos refugiados em fuga de conflitos no Oriente Médio é um tema que provoca muita divisão na Holanda

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 17/12/2015 às 8:50
Foto: JEROEN JUMELET / ANP / AFP
A recepção dos refugiados em fuga de conflitos no Oriente Médio é um tema que provoca muita divisão na Holanda - FOTO: Foto: JEROEN JUMELET / ANP / AFP
Leitura:

Uma manifestação contra um projeto de centro de recepção para refugiados provocou distúrbios na quarta-feira à noite em uma pequena cidade do leste da Holanda e 14 pessoas foram detidas, anunciou a polícia local.

Centenas de manifestantes, segundo a imprensa local, se reuniram diante da prefeitura de Geldermalsen, onde acontecia um evento para examinar a eventual abertura de um centro de abrigo para 1.500 solicitantes de asilo.

"De repente, o ambiente mudou e um grupo de 80 pessoas atacou os agentes presentes no local", afirma um comunicado da polícia. 

Dois agentes e vários manifestantes ficaram levemente feridos.

Os manifestantes lançaram pedras, garrafas e objetos contra a polícia e o prédio da prefeitura, o que provocou uma resposta dos agentes.

As pessoas mais exaltadas tentaram invadir a prefeitura. A reunião no edifício foi cancelada e os 300 participantes foram levados para um local seguro.

A recepção dos refugiados em fuga de conflitos no Oriente Médio é um tema que provoca muita divisão na Holanda, assim como debates marcados por insultos, ameaças e até agressões.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança, Klaas Dijkhoff, admitiu que a recepção dos refugiados é uma questão "difícil", mas afirmou que o ocorrido em não tem precedentes.

A Europa enfrenta a maior crise migratória desde a Segunda Guerra Mundial, com a chegada de centenas de milhares de iraquianos, sírios e cidadãos da Eritreia, principalmente, que fogem em busca de uma vida melhor.

A Holanda espera para 2015 um número recorde de pedidos de asilo. De janeiro a novembro foram registradas 54.000 demandas. O país é um dos principais destinos dos migrantes, ao lado da Alemanha e Suécia.

Últimas notícias