Espanha

Esquerda radical decide se apoia governo separatista na Catalunha

Independentistas conquistaram maioria absoluta no Parlamento catalão após as eleições regionais de 27 de setembro

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 27/12/2015 às 13:39
Foto: LLUIS GENE / AFP
Independentistas conquistaram maioria absoluta no Parlamento catalão após as eleições regionais de 27 de setembro - FOTO: Foto: LLUIS GENE / AFP
Leitura:

Os militantes da esquerda anticapitalista decidem neste domingo (27) se apoiam a formação de um novo governo na Catalunha chefiado pelo liberal Artur Mas para avançar em direção à independência desta rica região do nordeste da Espanha.

Os independentistas conquistaram maioria absoluta no Parlamento catalão após as eleições regionais de 27 de setembro, o que lhes permitiu aprovar uma polêmica moção que declarou o início de um processo de secessão nesta rica região de 7,5 milhões de habitantes e sua insubmissão às instituições espanholas.

Mas foram incapazes de formar governo pelas divergências ideológicas entre a coalizão de esquerda e direita Juntos por el Sí (62 deputados) e a anticapitalista Candidatura de Unidad Popular (CUP, 10 deputados).

O Juntos por el Sí (Juntos pelo Sim) precisa de ao menos dois deputados da CUP para reeleger o presidente em fim de mandato Artur Mas, mas a esquerda radical exige um plano de medidas sociais e uma figura de consenso para liderar o governo regional.

Nesta semana, a coalizão apresentou proposta com medidas para lutar contra a pobreza infantil e os desalojamentos e paralisar algumas privatizações. No entanto, manteve a candidatura de Mas, criticado pela CUP pelas políticas de austeridade e pelos escândalos de corrupção em seu partido CDC.

Neste domingo, o partido anticapitalista, antieuropeísta e anti-Otan submeterá a proposta à votação de mais de 3.500 militantes reunidos em uma assembleia em Sabadell, uma pequena cidade 30 km ao norte de Barcelona.

"Se a assembleia votar não a esta proposta, não há possibilidade de acordo", afirmou o porta-voz da CUP, Albert Botran, ressaltando que os deputados eleitos não votarão para não influenciar na decisão.

O imprevisível resultado mantém em suspense a região que, se até 9 de janeiro não conseguir se dotar de um novo governo, deverá realizar novas eleições, as quartas desde 2010.

Por sua vez, se a CUP validar a proposta, o Mas pode tomar posse até o fim do ano e começar a mobilizar seu plano para declarar a independência em um prazo máximo de 18 meses.

Últimas notícias