diplomacia

Arábia Saudita rompe relações diplomáticas com Irã

País exige saída dos membros da representação diplomática iraniana presentes em seu território em 48h

Do Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Do Estadão Conteúdo
Publicado em 03/01/2016 às 17:40
Foto: Atta Kenare/AFP
País exige saída dos membros da representação diplomática iraniana presentes em seu território em 48h - FOTO: Foto: Atta Kenare/AFP
Leitura:

A Arábia Saudita rompeu relações diplomáticas com o Irã neste domingo (3), informou o ministro das Relações Estrangeiras saudita, Adel al-Jubeir, após ataques contra a sua embaixada em Teerã.

Todos os membros da missão iraniana na Arábia Saudita têm 48 horas para sair do reino, disse al-Jubeir. "O regime iraniano tem um longo histórico de violações contra missões diplomáticas", acrescentou.

O anúncio ocorreu um dia depois do governo saudita executar 47 pessoas condenadas por terrorismo. Uma dessas pessoas era o clérigo xiita Nimr al-Nimr, que tinha 56 anos. Ele fazia oposição à dinastia sunita Al-Saud, que comanda no país desde a sua criação, em 1932.

A execução de al-Nimr gerou indignação em líderes xiitas do Irã, enquanto multidões invadiram a embaixada saudita em Teerã. A polícia foi chamada para restaurar a calma e 40 pessoas foram presas, informou o promotor de Teerã Abbas Jafari-Dolatabadi, segundo a agência de notícias estatal. Fonte: Dow Jones Newswires.

Últimas notícias