EUA

Eleições americanas: primárias começam em Iowa

Este pequeno estado rural no centro dos Estados Unidos dá o pontapé inicial no complexo processo das primárias americanas

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 01/02/2016 às 22:48
Foto: AFP
Este pequeno estado rural no centro dos Estados Unidos dá o pontapé inicial no complexo processo das primárias americanas - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

Os dois maiores partidos americanos iniciaram suas respectivas primárias, nesta segunda-feira (1º), em Iowa, primeira etapa de um longo processo que termina em junho e determinará seus candidatos à disputa pela Casa Branca.

A ex-secretária de Estado Hillary Clinton lidera as pesquisas no Partido Democrata, mas é seguida de muito perto pelo senador "socialista" Bernie Sanders.

O milionário Donald Trump aparece em primeiro lugar nas intenções de voto entre os republicanos. Seu oponente mais próximo é o senador ultraconservador Ted Cruz, figura da direita religiosa.

Este pequeno estado rural no centro dos Estados Unidos dá o pontapé inicial no complexo processo das primárias americanas. Apenas republicanos votam no "caucus" republicano, o mesmo valendo para os democratas.

Entre os republicanos, o voto é secreto, enquanto os democratas formarão grupos por candidatos para conceder a eles delegados.

Ao todo, 12 republicanos e três democratas estão na disputa pela sucessão do presidente Barack Obama.

Na semana seguinte, as primárias seguirão em New Hampshire e assim, sucessivamente, nos demais estados até junho. A eleição presidencial acontece em 8 de novembro.

Últimas notícias