conflito

Congresso dos EUA aprova projeto com punições mais duras contra Coreia do Norte

Republicanos e democratas concordaram esmagadoramente em aplicar sanções mais severas contra Pyongyang

Do Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Do Estadão Conteúdo
Publicado em 12/02/2016 às 16:15
Foto: SAUL LOEB/AFP
Republicanos e democratas concordaram esmagadoramente em aplicar sanções mais severas contra Pyongyang - FOTO: Foto: SAUL LOEB/AFP
Leitura:

O Congresso dos EUA enviou ao presidente Barack Obama nesta sexta-feira (12) um projeto que visa punir a Coreia do Norte por ter avançado com seu programa de armas nucleares.

Republicanos e democratas concordaram esmagadoramente em aplicar sanções mais severas contra Pyongyang. A votação, que teve 408 votos a favor e 2 contra, aconteceu depois que a Coreia do Norte lançou um foguete carregando um satélite e realizou seu quarto teste nuclear.

A legislação foi aprovada pelo Senado no início desta semana. A Casa Branca concordou sobre a necessidade de sanções mais duras.

Entre os pontos da legislação, está o congelamento de ativos e a proibição de viagem a qualquer pessoa que esteja envolvida em transações financeiras que apoiem indústrias norte-coreanas, como a nuclear ou de armamento, ou que tenha de alguma forma impacto nas violações de direitos humanos ou em ataques cibernéticos.

O projeto de lei estabelece sanções obrigatórias à Coreia do Norte, o que significa que em vez de dar poder discricionário ao presidente Barack Obama para impor as restrições, elas seriam diretamente adotadas.

Além disso, o projeto também prevê tirar o dinheiro que Pyongyang necessita para o desenvolvimento de mini armas nucleares e autorizar US$ 50 milhões em investimentos para transmitir programas de rádio dentro da Coreia Norte, compra de equipamentos de comunicação e apoio humanitário para os programas de assistência.

Últimas notícias