Vaticano

Papa inicia visita ao México com inédita recepção oficial

Esta será a primeira vez que um presidente mexicano recebe, no Palácio, um chefe da Igreja Católica

Do Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Do Estadão Conteúdo
Publicado em 13/02/2016 às 13:49
Foto: RONALDO SCHEMIDT / AFP
Esta será a primeira vez que um presidente mexicano recebe, no Palácio, um chefe da Igreja Católica - FOTO: Foto: RONALDO SCHEMIDT / AFP
Leitura:

O papa Francisco saudou milhares de fiéis, neste sábado, marcando o início de sua agenda oficial no México, sob a expectativa de que ofereça um pouco de esperança ante os problemas de violência e corrupção que assolam o país e com uma recepção inédita do governo.

Reunidos ao lado de fora da Nunciatura, onde dormiu, e na cêntrica Praça da Constituição, onde iniciaria suas atividades, uma multidão de católicos desafiaram o duro frio matinal para ver o líder do catolicismo, enquanto cantavam músicas como a tradicional "Cielito Lindo".

"Que venha para pôr ordem. O México é um dos países mais católicos do mundo, não é? Que o papa diga aos governantes que solucionem, de uma vez por todas, a pobreza, a migração ilegal, os abusos de poder", pedia Rogelio Cantú, um advogado de 57 anos que saiu às ruas para ver de perto o pontífice.

Esta será a primeira vez que um presidente mexicano recebe, no Palácio, um chefe da Igreja Católica, um gesto simbólico em um país devoto, mas com uma larga tradição laica e que, apenas em 1992, restabeleceu relações diplomáticas com o Vaticano.

A presença de Francisco vem para fechar um ciclo. "Durante muito tempo, no século XIX e boa parte do XX, vivemos momentos, em nossa relação com o Vaticano, caracterizados pela tensão e, inclusive, pelo conflito" em meio às leis anticlericais do governo nascido de uma Revolução", reconheceu o embaixador do México no Vaticano, Mariano Palacios Alcocer.

De fato, a visita do papa ao país mexicano foi muito esperada pelo governo de Peña Nieto, alvo de fortes críticas pela situação de direitos humanos no país e casos como o desaparecimento e possível massacre dos 43 estudantes de Ayotzinapa. 

 

- Pobreza, migração e violência -

Ainda comovido pelo motim que, na quinta-feira, deixou 49 mortos em uma prisão de Monterrey, o México vive, atualmente, todos as questões que preocupam Francisco: uma sociedade desigual, onde a metade de seus habitantes continua na pobreza; um país imerso na violência do tráfico de drogas e onde milhares de migrantes vivem um tormento tentando chegar clandestinamente aos Estados Unidos.

"O México da violência, da corrupção, do tráfico de drogas e dos cartéis não é o México que quer Nossa Senhora e, sem dúvida, eu não quero dar cobertura a nada disso", manifestou o papa dias antes de sua visita. 

"Tentarei ser claro, falar de forma clara", comprometeu-se Francisco, na sexta-feira, ainda no avião papal frente à expectativa de muitos mexicanos para que ofereça algumas palavras de conforto diante da dramática situação que vive o país.

Antes de chegar ao México, o pontífice fez uma escala de algumas horas em Cuba, onde se encontrou com o patriarca ortodoxo russo Kirill, em uma reunião histórica que selou o reencontro entre Oriente e Ocidente.

Últimas notícias