BAIDOA

Duplo atentado deixa pelo menos 30 mortos na Somália

''O número oficial é de 30 mortos, todos civis, e 61 feridos, 15 deles em estado grave'', Abdurashib Abdulahi, governador da província de Bay

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 29/02/2016 às 7:05
Foto: AFP
''O número oficial é de 30 mortos, todos civis, e 61 feridos, 15 deles em estado grave'', Abdurashib Abdulahi, governador da província de Bay - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

Ao menos 30 pessoas morreram e 61 ficaram feridas no domingo (28) em um duplo atentado com bomba em Baidoa, sudoeste da Somália, reivindicado pelos islamitas shebab, informou nesta segunda-feira (29) o governador da região.

"O número oficial é de 30 mortos, todos civis, e 61 feridos, 15 deles em estado grave", disse à AFP Abdurashib Abdulahi, governador da província de Bay.

Um carro-bomba explodiu em um restaurante popular de um bairro muito movimentado de Baidoa, capital da região de Bay, situada 200 km a noroeste de Mogadíscio.

Posteriormente, um suicida detonou os explosivos em meio às pessoas que fugiam do primeiro atentado, indicaram as fontes.

"A explosão foi em uma zona densamente povoada", disse o oficial de polícia Abdirahman Ibrahim.

Outro policial, Abdi Hared, confirmou que a primeira explosão foi provocada por um carro-bomba e a segunda por um suicida.

As explosões, ambas extremamente violentas, projetaram os corpos das vítimas a vários metros do local.

Além disso, destruíram o telhado de edifícios vizinhos e os veículos estacionados ao redor.

O duplo atentado foi reivindicado pelo movimento islamita shebab, afiliado à Al-Qaeda.

"Os mujahedines realizaram com êxito duas grandes explosões em Baidoa, apontando contra restaurantes onde estavam reunidos membros da administração apóstata do sudoeste. Vários soldados e oficiais morreram", afirmou o movimento rebelde em um comunicado.

A administração regional de Baidoa está protegida pelas tropas das forças da União Africana na Somália (AMISOM), integrada por 22.000 efetivos, que o frágil governo somali apoia.

Trata-se do segundo atentado dos shebab em 48 horas.

Na sexta-feira passada, os shebab mataram 14 pessoas em atentados contra um hotel e um jardim público de Mogadíscio.

Últimas notícias