Falecimento

Acidente de ônibus mata 13 estrangeiros na Espanha

Jovens visitavam o país para participar da festa das Fallas, festa típica da Igreja Católica

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 20/03/2016 às 17:10
Foto: Internet/Reprodução
Jovens visitavam o país para participar da festa das Fallas, festa típica da Igreja Católica - FOTO: Foto: Internet/Reprodução
Leitura:

Treze estudantes de várias nacionalidades morreram, neste domingo, em um acidente de ônibus no nordeste da Espanha, quando o veículo voltava para Barcelona desde Valência, onde os jovens haviam viajado para participar da festa das Fallas, informaram autoridades regionais.

O Ministério do Interior informou que 13 pessoas faleceram, após diminuir o balanço inicial de 14 mortos. No acidente, 44 pessoas ficaram feridas, das quais 30 estão hospitalizadas, seis delas em estado crítico.

Os estudantes faziam parte do programa europeu de intercâmbio Erasmus, informou em uma coletiva de imprensa Jordi Jané, funcionária do Interior do governo regional da Catalunha (nordeste).

"As 13 pessoas falecidas são todas mulheres", informou Jané, acrescentando que nove puderam ser identificadas, embora não tenha informado a indentidade nem a procedência das vítimas.

Os passageiros tinham entre 20 e 32 anos, com nacionalidades de mais de 20 países, especialmente italiana.

"Tememos que entre os mortos haja sete que possam ser italianos. Não temos certeza porque o processo de identificação continua", declarou uma porta-voz do ministério italiano das Relações Exteriores.

O ministro do Interior espanhol, Jorge Fernández Díaz, foi ao local do acidente onde ocorrem os trabalhos de identificação e repatriação.

As autoridades catalãs informaram que entraram em contato com representantes diplomáticos de Peru, Alemanha, França, Finlândia, Itália, Irlanda, Japão, Noruega, Holanda, Reino Unido, Nova Zelândia e Ucrânia, entre outros.

O acidente ocorreu pouco antes das 06H00 locais (02H00 Brasília), perto de Freginals, a 150 km ao sul de Barcelona, quando o veículo voltava das Fallas.

O motorista "tocou a barra de proteção direita e voltou o volante para a esquerda com tanta força que passou para o outro lado da estrada", explicou Jané.

Um fotógrafo da AFP que chegou ao local horas depois do acidente disse que havia vários caminhões de bombeiros, três carros fúnebres e um guindaste.

Testes negativos - O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, expressou suas condolências através do Twitter.

"Trágico acidente em Freginals. Minhas condolências às famílias das vítimas mortais e desejos de rápida recuperação aos feridos".

O motorista sobreviveu ao acidente e está sendo interrogado pela polícia. Os primeiros testes realizados pelas autoridades judiciais deram resultados negativos para álcool e drogas.

O proprietário da empresa de ônibus que havia sido contratada para a viagem, que conduzia outro veículo decidiu parar após perdê-lo de vista.

"Meu pai estava conduzindo o automóvel que ia na frente do veículo acidentado. Eu ia vendo pelo retrovisor e em um momento deixei de vê-lo", disse à Rádio Nacional da Espanha Raúl, que se identificou como filho do dono do ônibus.

O jovem declarou que seu pai suspeitou que algo havia ocorrido e decidiu parar em um posto de gasolina para contactar por telefone o outro condutor, sem sucesso. Então pediu aos passageiros se podiam ligar para algum amigo que estava no veículo.

Este é um dos acidentes mais graves ocorridos na Espanha nos últimos anos.

Em novembro de 2014, um ônibus que transportava peregrinos que voltavam de Madri caiu de uma aterro e deixou 14 mortos e 41 feridos.

Últimas notícias