EUA

Hillary e Sanders trocam críticas, de olho nas primárias em Nova York

Durante campanha na cidade de Nova York, Hillary buscou concentrar sua atenção nos rivais republicanos

Do Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Do Estadão Conteúdo
Publicado em 07/04/2016 às 17:08
Foto: AFP
Durante campanha na cidade de Nova York, Hillary buscou concentrar sua atenção nos rivais republicanos - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

A corrida pela indicação na corrida presidencial do Partido Democrata mostra-se mais ácida nos últimos dias, com a líder na disputa, Hillary Clinton, e o senador Bernie Sanders trocando acusações sobre as qualificações do rival para a Casa Branca. "Este não é o tipo de política no qual quero entrar", comentou Sanders, na Filadélfia. O senador ponderou, porém, que irá reagir se for alvo de alguma mentira.

Durante campanha na cidade de Nova York, Hillary buscou concentrar sua atenção nos rivais republicanos, o empresário Donald Trump, líder na corrida oposicionista, e o senador Ted Cruz. O tom da campanha democrata, porém, parece mais agressivo que anteriormente. Os dois pré-candidatos se preparam para as primárias de 19 de abril em Nova York, que significa muito para as duas campanhas. Sanders quer manter a série de vitórias, que pode representar um desafio para a rival.

O senador disse na Filadélfia na quarta-feira que Hillary estaria dizendo que ele "não está qualificado para ser presidente". Segundo ele, porém, a ex-secretária de Estado é que não estaria qualificada. Hillary questionou também a sinceridade de Sanders e a expertise do rival na política.

Hillary possui vantagem considerável entre os delegados, porém uma derrota em Nova York seria um revés importante para a campanha, porque mostraria fraquezas dela dentro do próprio partido, especialmente entre os eleitores mais jovens, que têm se voltado para Sanders. Ex-senadora por Nova York, Hillary tem enfatizado seu trabalho no Congresso e o que ela fez para ajudar a economia.

Nesta quinta-feira, Hillary fez uma breve viagem no metrô da cidade de Nova York. O evento foi também uma maneira de criticar o rival, já que Sanders disse nesta semana que os nova-iorquinos ainda usam moedas para pagar o metrô. O sistema mudou para cartões pré-pagos, porém, desde 2003. Sanders é do Brooklyn, mas se mudou de Nova York para Vermont em 1968.

Sanders precisa obter 68% dos delegados restantes e também dos superdelegados que ainda não se comprometeram com nenhum nome, para obter a nomeação democrata. Para isso, ele precisará de vitórias expressivas nos Estados restantes, inclusive em Nova York, já que os delegados são distribuídos proporcionalmente aos votos recebidos por cada pré-candidato democrata.

Últimas notícias