radiação

Acidente de Chernobyl completa 30 anos com vítimas ainda desamparadas

O JC conversou com pessoas que estiveram no local no momento do desastre e que contabilizaram inúmeras perdas

MARCOS OLIVEIRA
Cadastrado por
MARCOS OLIVEIRA
Publicado em 26/04/2016 às 11:12
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

Esta terça-feira(26) nos lembra de um passado que de pretérito só tem o fato de ter tido o estopim   há 30 anos.  Na noite do dia 26 de abril de 1986 aconteceu, em Chernobyl, na Ucrânia, o maior acidente nuclear que a humanidade já vivenciou. Mortes, doenças, terras devastadas e vidas, ou sopros de vidas, que ainda hoje lutam para superar as consequências. Por intermédio da ONG Internacional União por Chernobyl, o conheceu algumas dessas histórias de quem sobreviveu com o corpo, mas que viu morrer, além de parentes e amigos, toda uma existência deixada nas ainda hoje áreas abandonadas.Todos os contatos foram feitos por e-mail ou rede social.

Vídeo mostra como aconteceu o acidente:

 


Além do impacto direto nas pessoas que estavam no local, outras acabaram sendo enviadas pelos governos para que atuassem na descontaminação do local. Foram mais de 670 mil “liquidadores” — como elas eram chamadas. O engenheiro químico Vladimir Evdochenko, hoje com 57 anos, foi enviado pela União Soviética três anos após o acidente. Ele conta que quase nenhuma informação era passada sobre os perigos de entrar no ambiente contaminado. “Por mais que estivéssemos todos em alerta, o que era passado era que o risco de doença por contaminação seria mínimo depois de tanto tempo. Quase não existia proteção”, recorda.


No entanto, mesmo passado tanto tempo, o corpo de Vladimir cobra todos os dias o custo por ter sido exposto. “Fui diagnosticado com um câncer de tireoide em 1995 e outro em 2004. Após anos de tratamento eles foram retirados e hoje estou bem, mas preciso me submeter a acompanhamento a cada três meses”, relata ele, que já perdeu por conta de tumores dois amigos “liquidadores”. Por quatro anos o engenheiro desempenhou a função.
Casos que se somam e fazem das estatísticas algo assustador. Antes do acidente, havia na região 82 casos de doenças desse tipo para cada 100 mil habitantes, atualmente, são seis mil doentes para cada 100 mil pessoas. A autora Svetlana Alexievich, em "As Vozes De Tchernóbil - A História Oral Do Descarte Nuclear", descreve ainda que a mortalidade nos últimos dez anos cresceu 23%. "Por velhice, morre apenas uma pessoa em catorze; a maioria dos óbitos ocorre entre adultos de 46 e 50 anos, idade perfeitamente apta ao trabalho”, assevera.

Infográfico

Chernobyl 30 anos


Se cabe a revolta de Vladimir por ter sido enviado após o acidente, sem que, ao menos, soubesse dos riscos, a história da enfermeira Lana Khramchik, de 60 anos, que teve o marido morto é o simbolismo do abandono. Ele, um bombeiro de 37 anos, foi enviado logo após a explosão para a instalação. Só saindo de lá para um hospital, onde ficou até morrer quatro semanas após aquele 26 de abril.

Vídeo com a nova construção está sendo preparada para proteger o local:


“Se hoje ainda não temos informações precisas sobre aquela madrugada e a extensão da radiação, na hora foi um choque, mas um choque dopado”, conta. De início, afirma Lana, a o discurso era de que a descontaminação seria possível, “mas eu vi o meu marido sendo consumido em questão de dias, desfigurado, deixando de ser ele diante dos meus olhos.”No fim, ficaram ela e os dois filhos, sem a casa e ajuda do governo, tendo que se restabelecer com a ajuda de amigos e parentes. “A explosão foi há 30 anos, mas nossas vidas continuam destruídas pela radiação.”

Últimas notícias